O texto abaixo foi adaptado para ser publicado no WordPress:
“A seção América Futura do EL PAÍS está disponível gratuitamente devido ao seu valioso conteúdo diário e global sobre desenvolvimento sustentável. Se você deseja apoiar nosso jornalismo, assine aqui.
Os países da América Latina e do Caribe estarão unidos a partir desta quarta-feira por uma marca comum, resultante dos cinco projetos selecionados entre mais de 500 propostas de grupos de publicitários, designers e criativos que atenderam ao chamado do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe para criar um emblema regional. O objetivo é criar uma identidade unificada que impulsione oportunidades para o turismo e investimentos, contribuindo para que a região tenha uma posição mais relevante globalmente.
A marca será escolhida entre cinco projetos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela, que participaram de uma série de workshops na cidade brasileira. “Vemos um grande potencial para a região”, disse Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF, aos representantes das equipes ao explicar o objetivo de criar a marca regional. “No espírito da integração da América Latina está a essência. Esse é o propósito e a razão de ser da região. Somente unida ela será mais forte”.
Com mais de 650 milhões de pessoas e 33 países, “existe um potencial para atrair investimentos estrangeiros em diversos setores estratégicos. Além disso, uma região mais integrada e coesa contribuirá para impulsionar sinergias e cooperação entre seus países, facilitando a expansão para novos mercados e reduzindo os custos de promoção e comercialização”, destaca o CAF em um comunicado.
A divulgação dos vencedores será feita às 17h30 em São Paulo (14h30 no México e 15h30 na Colômbia) em um evento organizado pelo CAF e pela ONU Turismo, que acontecerá na biblioteca do Memorial da América Latina e poderá ser acompanhado ao vivo neste site. Além de Díaz-Granados, participarão do evento o diretor regional para as Américas da ONU Turismo, Gustavo Santos; o ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett; a artista e curadora do NeoNorte 5.0, Tere Chad; o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono; o vice-presidente executivo de Assuntos Externos da Millicom, Karim Lesina; e a escultora, pintora e fotógrafa, Claudia Casarino.”