O presidente da Argentina, Javier Milei, aproveitou sua visita de três dias à Espanha para ter um encontro incomum com representantes de grandes empresas espanholas, liderado pelo presidente da patronal CEOE, Antonio Garamendi. Durante a reunião, Milei apresentou o programa econômico com o qual pretende combater a hiperinflação no país e abrir oportunidades de investimento para o setor privado. Acompanhado pelo novo embaixador da Argentina em Madrid, Roberto Bosch, e por sua poderosa irmã, a secretária geral da Presidência, Karina Milei, o presidente argentino discorreu sobre suas propostas econômicas, baseadas em grandes cortes e conhecidas popularmente como “a motosserra”. Essas medidas visam reformar a economia do país, terceira maior da América Latina, atraindo investidores estrangeiros. Um dos desafios atuais é a altíssima inflação anual na Argentina.
Após o discurso de Milei, os representantes das empresas espanholas participantes do encontro manifestaram seu apoio ao presidente argentino e detalharam suas investimentos no país. A expectativa é que a abertura do mercado de câmbio e a normalização do repasse de dividendos possam favorecer as empresas espanholas que atuam na Argentina. Além disso, mudanças na regulação estatal, como na área de telecomunicações, também podem impactar os negócios das empresas estrangeiras.
Milei, que também participará de um evento com líderes de extrema direita em Madrid, optou por não se encontrar com o governo espanhol durante esta visita, diferentemente do esperado. A presença do presidente argentino na Espanha tem gerado protestos e manifestações tanto de apoio como de reprovação. A viagem de Milei representa um alinhamento com líderes ultradireitistas europeus em véspera das eleições europeias. Empresas alemãs, por exemplo, manifestaram preocupação com a ascensão de partidos de extrema direita e fizeram um apelo por votos em partidos pró-europeus.
Essas são algumas das informações econômicas e de negócios relacionadas à visita de Javier Milei à Espanha, que tem gerado repercussões tanto positivas quanto negativas.