Boric e Milei pelos painéis solares argentinos em território chileno: “Ou eles retiram ou retiramos nós”

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou nesta segunda-feira, em Paris, a última parada de sua viagem à Europa, que teve uma conversa com o presidente argentino, Javier Milei, sobre a polêmica base militar que a Argentina pretende construir no extremo sul do território chileno, exigindo que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível. Boric destacou a importância do respeito às fronteiras entre países e a necessidade de retirar os painéis solares instalados em território chileno. Após uma reunião com membros do Mecanismo de Alto Nível do OSD 4, um comitê da ONU focado na qualidade da educação, a ministra da Defesa chilena informou que a Argentina se comprometeu a remover os painéis solares da região do Hito 1 em Magallanes.

A situação gerou tensão entre os dois países, porém, o presidente chileno enfatizou a importância de manter uma relação de respeito mútuo e buscar solucionar o problema de forma rápida. A questão da soberania territorial é delicada e exige uma resposta eficiente. A popularidade de Boric tem apresentado uma tendência de alta, atingindo 34% de aprovação, o que representa o melhor resultado desde os Jogos Pan-Americanos realizados em outubro do ano passado. Por outro lado, 59% dos entrevistados desaprovam o presidente chileno, segundo a pesquisa da Cadem.

Assine a newsletter do EL PAÍS Chile para receber as principais informações sobre o país.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!