Este percurso é uma homenagem ao Tirreno: as cidades e os antigos vilarejos italianos foram construídos de frente para o mar. Não importa qual obra de engenharia envolva domar terrenos íngremes: tudo cresce do mar até o topo e vice-versa.
A Nastro Azzurro (Fita azul, em italiano) e a Strada Statale 163 traçam curvas e contracurvas sobre penhascos que têm como destino o Tirreno. Atrás de cada ondulação aparecem casas, hotéis de estilo colonial, terraços com árvores frutíferas (principalmente limões) e varandas que se destacam sobre um mar turquesa.
O percurso pela Costa Amalfitana pode ser feito de leste a oeste ou vice-versa, incluindo dois, três, quatro ou doze municípios diferentes que têm algumas coisas em comum: centros históricos bem preservados, enseadas para um mergulho refrescante, sorveterias que oferecem sorvete de limão (servido em sua própria fruta) e igrejas imponentes. Não deixe de visitar Sorrento, Positano, Capri e Amalfi.
Torquato Tasso, um poeta renascentista proeminente, faz parte da identidade de Sorrento: a praça que leva seu nome é uma das mais importantes e é o ponto de partida de sua rua principal, Corso de Italia.
Na praça Tasso há de tudo, como restaurantes, bares, lojas e também algumas ruas de pedestres que percorrem o centro histórico. A Catedral, uma igreja barroca romana com uma estátua do Papa João Paulo II em seu interior; a Villa Comunale, um parque com vistas panorâmicas; e a pequena (mas charmosa) marina, são alguns dos pontos imperdíveis.
Pela localização e pela variedade de hotéis, restaurantes e lojas, é uma boa opção para se estabelecer. Daqui, é possível chegar a todas as cidades e vilarejos da Costa Amalfitana de ônibus, balsa, carro ou trem.
Em uma visita a Sorrento, experimente seus limões: eles são vendidos do tamanho de melões nas quitandas e estampados em toalhas, aventais e camisetas, nas dezenas de lojas de souvenirs no centro.
De ônibus ou carro, é possível chegar a Bagni della Regina Giovanna, piscinas naturais transparentes para se refrescar no verão. É preciso andar cerca de 30 minutos a partir do estacionamento, o que faz com que o lugar seja 100% natural, embora seja bastante conhecido pelos turistas.