Experiência selvagem em busca de ursos pardos no Parque Nacional Katmai.

• Tempo de leitura:7 minutos de leitura

Quando você se envolve no mundo da fotografia de natureza, é provável que logo comece a sonhar em ver e fotografar as espécies de fauna mais emblemáticas do planeta. Em meu caso, era exatamente assim: eu sonhava em ver um urso em seu habitat natural em algum momento da vida, como certamente é o desejo de muitos.

A primeira vez que tentei foi há vários anos, em uma viagem ao Canadá. A ideia era encontrar ursos negros, mas naquela vez foi difícil, só consegui ver três, após quinze dias de busca.

Por isso, quando cheguei ao Parque e Reserva Nacional Katmai, no sul do Alasca, o que vi foi incrível e inesperado: ali, diante dos meus olhos, a poucos metros de distância, tive a sorte de ver 22 ursos pardos. Também conhecidos como grizzly, estavam tentando pescar salmões, lado a lado, na cascata do rio Brooks.

De fato, a chamada Brooks Falls é, provavelmente, o melhor lugar do mundo para ver um urso pardo em estado selvagem. E não apenas um, mas dezenas deles.

Acontece que é lá, principalmente em julho, quando milhões de salmões chegam do norte do oceano Pacífico e remontam lagos e rios para desovar no mesmo lugar onde nasceram. Naquela cascata, que mede quase dois metros de altura e é uma espécie de barreira natural que dificulta sua passagem rio acima, os ursos aproveitam para pescá-los e recuperar todas as proteínas e gorduras perdidas durante os seis meses em que passaram hibernando em suas tocas, então cobertas de neve.

Mas quando o verão chega, tudo o que antes era uma paisagem fria e nevada se transforma em uma bela floresta de rios cristalinos, com dias mais quentes e ensolarados que são o cenário de um verdadeiro banquete para o maior predador da América do Norte.

Não é fácil chegar a Katmai. Não apenas porque está em um local remoto do Alasca, com acesso principalmente por hidroaviões, mas também porque a demanda de visitantes é muito alta e a capacidade do parque para recebê-los é limitada: em seu interior há apenas um alojamento com 16 cabanas e uma área de camping para 60 pessoas.

As reservas se esgotam com um ano de antecedência: hoje, por exemplo, tudo já está reservado para 2025. Além disso, se alguém quiser ficar em uma das suítes do alojamento, deve participar do que eles chamam de loteria: é preciso se inscrever em um formulário online, disponível por um mês (para 2025 foi de 1º de dezembro até 31 de dezembro) e, então, com todas as inscrições recebidas, os responsáveis pelo alojamento realizam um sorteio e escolhem os vencedores.

Eu viajei com um amigo fotógrafo e, em nosso caso, não ficamos no alojamento, mas no camping, mas tivemos a sorte de conseguir uma reserva para cinco dias. Assim, teríamos muitas opções de encontrar ursos pardos, que era o que procurávamos.

Voamos para Los Angeles e, de lá, para Anchorage, a maior cidade do Alasca. De lá, pegamos um avião para King Salmon, a vila mais próxima do Parque Katmai, onde embarcamos em um hidroavião que, após uma hora voando sobre paisagens muito verdes, com lagos e montanhas, aterrissa no lago Naknek, onde desagua o rio Brooks: na verdade, lá acontece uma cena muito bonita, que é esta fileira de hidroaviões estacionados lado a lado, perto dos ursos.

Ao desembarcar do hidroavião, caminhamos até a entrada principal e a área de camping, e já é possível ter os primeiros avistamentos de ursos, que rondam na beira da praia. Por essa razão, há um cercado eletrificado ao redor dos acampamentos: a possibilidade de que um urso se aproxime é real. Além disso, nas cabanas e no alojamento, esse cerco elétrico não existe, e às vezes é possível vê-los até mesmo da janela.

Os ursos pardos de Katmai são enormes: os adultos chegam a pesar 400 quilos e quando estão de pé atingem dois metros de altura. São animais selvagens, um dos maiores predadores da América do Norte e, como tais, a possibilidade de algo acontecer sempre está presente. Por isso, por questões de segurança, ao chegar ao parque, eles mostram um vídeo indicando o que fazer e o que não fazer. Desde o início, na área de camping, há duas instalações de armazenamento onde todos os alimentos que você levar devem ser deixados e, em outro, as coisas que poderiam atraí-los, como desodorante. São armazéns antissépticos, feitos para que não possam abri-los.

Em Katmai, a probabilidade de encontrar um urso nas trilhas é alta. Aconteceu comigo algumas vezes, enquanto caminhávamos ou voltávamos das três plataformas de observação sobre o rio Brooks, que é cruzado por uma famosa ponte controlada pelos guardas florestais. Eles explicam que, ao encontrar um urso, o primeiro passo é contar até três e respirar profundamente, para manter a calma. Nunca corra nem dê as costas a eles e mantenha sempre os olhos baixos, sinal de submissão.

Também não se deve levar comida na mochila, apenas uma garrafa de água, porque qualquer cheiro pode atraí-los: os ursos têm sete vezes olfato melhor que os cães. Além disso, sempre faça barulho durante as caminhadas para que o urso ouça e evite que ele se surpreenda com a presença de alguém. Na verdade, em Katmai, é engraçado ver como muitas pessoas colocam guizos nos sapatos ou batem palmas ou cantam “Oi, querido urso”.

Do camping, saíamos duas vezes por dia. Fomos cedo pela manhã, voltávamos para almoçar no alojamento e depois saíamos novamente à tarde. Os dias eram muito longos, quase sem noite. Além disso, ao contrário do que se poderia pensar sobre o Alasca, não estava frio: estávamos de camiseta.

As caminhadas eram curtas, mas realmente cheias de adrenalina: os ursos poderiam cruzar o caminho a qualquer momento. Tanto que chegar às plataformas de observação era um alívio: elas têm portas que impedem a passagem dos ursos, então uma vez dentro, você se sente segura.

O Parque Katmai é tão bem regulamentado que não parece, de forma alguma, um parque de diversões feito para ver ursos e outros animais selvagens (também habitam alces, linces, raposas, lobos, lontras de rio, castores e diferentes aves de rapina, como a águia careca, entre outros).

Também não está lotado. Não há Wi-Fi nem sinal de celular e não há eletricidade nos acampamentos, apenas no alojamento.

É um lugar para apreciar a natureza e também há mesas grandes onde as pessoas se reúnem em torno de uma fogueira. Muitas famílias com crianças e idosos também visitam.

Alguns meses antes de ir para Katmai, eu me divertia assistindo às câmeras online do parque, que transmitiam o que estava acontecendo lá e eu podia ver quando os ursos apareciam.

Quando finalmente chegamos à plataforma sobre a Brooks Falls e tivemos nosso primeiro encontro com esses animais, foi muito emocionante. Lá estava eu, no lugar que já tinha visto tantas vezes, diante de 22 ursos pescando e comendo, e de repente eles nos olhavam e mostravam suas patas e suas unhas impressionantes, em um ambiente verde, natural, verdadeiramente selvagem. Tudo era como o filme “Irmão Urso”, da Disney. Ainda me lembro perfeitamente: quando vi todos esses ursos juntos pela primeira vez, arrepiei.

Meu amigo disse para tirar fotos, mas eu não podia. Só queria aproveitar aquele momento.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!