O ovo está presente na comida rápida, mas também na caseira. Em pratos tradicionais e gourmet. É simples, barato e, principalmente, saboroso. Os chefs gostam de dizer que é versátil e luxuoso, superalimento e ingrediente fundamental em dezenas de receitas que comemos repetidamente. Também existem ovos de pato, codorna e avestruz disponíveis para consumo, mas o mais comum é o ovo de galinha.
Acredita-se que a avicultura começou cerca de oito mil anos atrás, quando algumas regiões da Índia e China começaram a domesticar as galinhas que viviam na selva. Hoje em dia, o ovo é consumido quase em todo o mundo. Em Buenos Aires, com uma cena culinária cada vez mais dinâmica e vibrante, existem alguns restaurantes que homenageiam o ovo. Aqui estão alguns para descobrir, desde o revueltos gramajo até opções com mais elaboração em baixa temperatura.
“Me fascina em um molho, como prato principal ou como acompanhamento. Serve para começar o dia, colocar em um prato ou terminar com um toque de qualidade. Vai bem com produtos de luxo como caviar. Ou você coloca um ovo sozinho e tem um produto de qualidade”, entusiasma-se Dante Liporace, chef executivo do Baga. Um dos destaques do menu é o œuf parfait, um ovo a 65 graus com pesto de abacate, brotos de feijão e couve de Bruxelas salteadas.
Em outros casos, os pratos são apenas uma variação de outros tradicionais. O restaurante Mengano, com “pratos inspirados em tabernas”, tem um chamado Revuelto não tão gramajo, com cebola caramelizada, queijo de cabra, gema de ovo, presunto cru, espuma de batata e batatas fritas finas. A gema também é a protagonista em Las Flores, o bar e restaurante sem glúten de Palermo; eles servem um ravioloni de cogumelos e ricota, com bagna cauda e gema curada.
Resta saber que o ovo é definitivamente um alimento muito versátil e apreciado, servindo de base para muitas receitas deliciosas, desde molhos até pratos principais e acompanhamentos. Questões de saudabilidade e nutrição também destacam o ovo como uma fonte de proteína de alta qualidade, com um equilíbrio adequado de gorduras, vitaminas e minerais essenciais. Em suma, o ovo é um ingrediente simples, acessível e delicioso, que pode oferecer uma infinidade de possibilidades na culinária.