Jogos Olímpicos: polêmica sobre a declaração da ministra do Esporte da França sobre os incidentes em Argentina vs. Marrocos

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, analisou nesta quinta-feira os incidentes no final do jogo entre Argentina e Marrocos, durante a estreia da equipe de Javier Mascherano nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em declarações televisivas, a funcionária que responde ao presidente Emmanuel Macron classificou a invasão dos torcedores marroquinos ao campo após o empate agônico de Cristian Medina como uma “pequena intrusão bastante bondosa”.

Durante sua passagem pelo Franceinfo, Oudéa-Castéra foi questionada sobre os contratempos enfrentados no primeiro dia do evento multidesportivo internacional, incluindo agressões aos jogadores da Sub-23 e dificuldades de acesso ao Parc des Princes e ao Stade de France. “Foi um primeiro dia extremamente positivo em termos de segurança e transporte. Há pequenos ajustes que precisam ser otimizados. São anedóticos”, relativizou.

Mais adiante, ela falou especificamente sobre a entrada dos simpatizantes de Marrocos no Geoffroy-Guichard: “Houve um pequeno momento de confusão, não vou negar, mas está relacionado a uma dificuldade na arbitragem. A pequena intrusão que não deveria ter ocorrido foi bastante bondosa por parte dos seguidores marroquinos”. “Uma reunião informativa entre o comitê organizador e a FIFA foi realizada. Tudo voltará ao normal”, destacou para encerrar.

O clima dentro do estádio de Saint-Étienne ficou tenso quando o árbitro deu 15 minutos de acréscimo no segundo tempo, com a Argentina pressionando o gol adversário. Os torcedores marroquinos começaram a arremessar garrafas contra os jogadores argentinos, inclusive lançando uma bomba de estampido perto do banco de reservas. A situação levou à suspensão do jogo segundos antes do final. Dois horas depois, o árbitro decidiu retomar a partida por três minutos, revisar o lance do empate e anular o gol argentino com a ajuda do VAR.

Na quarta-feira, em um comunicado contundente, o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Claudio “Chiqui” Tapia, informou sobre a decisão de apresentar uma reclamação à Comissão Disciplinar da FIFA para que sejam tomadas medidas disciplinares e aplicada uma sanção a quem corresponder.

Em resposta, a Federação Internacional de Futebol Associado decidiu nomear um especialista em integridade para auxiliar nas investigações sobre potenciais violações do regulamento da instituição esportiva. A Comissão Disciplinar da FIFA autorizou a nomeação desse especialista após os incidentes ocorridos durante o jogo entre as seleções da Argentina e Marrocos, durante a fase de grupos do Torneio Olímpico de Futebol Masculino Paris 2024. A FIFA publicará mais informações sobre o resultado dessas investigações.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!