O River empatou com o Newell’s por 0 a 0 na 12ª rodada da Liga Profissional. A equipe de Núñez não vence há quatro rodadas no campeonato local e teve dificuldades para jogar contra um adversário bem posicionado em campo. Após o jogo, Marcelo Gallardo falou em coletiva de imprensa sobre o que falta para sua equipe, como os jogadores devem lidar com situações contra adversários de menor qualidade e também sobre o trabalho que será realizado nas próximas semanas, sem competição no meio da semana.
Gallardo analisou o jogo e falou sobre dois tempos diferentes: “O futebol argentino tem muita fricção, muito equilíbrio físico, e precisamos estar à altura disso. Os jogadores resolvem com suas qualidades técnicas. No primeiro tempo não conseguimos nos conectar, eles mostraram uma solidez defensiva muito boa. No segundo tivemos melhores chances, conseguimos nos posicionar no campo adversário com mais possibilidades de ataque, mas faltou receber e resolver melhor para abrir o jogo, tivemos a chance de resolver, até mesmo em uma das últimas jogadas, entre Lanzini e Meza, mas a resolução não foi boa, fazendo parte do que não conseguimos concretizar nesta noite”.
Em relação ao esquema tático, Gallardo falou sobre o que precisam melhorar em jogos como o deste domingo: “Além dos esquemas, buscamos ter possibilidades de acordo com as características dos jogadores que temos, encontrar espaços por dentro e por fora, ter chances de atacar. Temos jogadores com habilidade técnica para o um contra um, mas os adversários também jogam, e aí precisamos da qualidade dos jogadores além do esquema. No primeiro tempo tivemos momentos para resolver melhor as situações, uma boa resolução decide jogos. Isso não aconteceu, precisamos fazer nos momentos certos, como contra o Talleres, hoje não conseguimos”.
Gallardo também destacou o que a equipe ainda precisa melhorar, incluindo a parte física: “Os jogos nos mostram claramente o que está faltando. Mesmo com apenas cinco jogos sob nosso comando, ainda não se passou um mês. Tivemos que jogar partida após partida, somente esta semana teremos tempo para treinar, e ganhar tempo é fundamental para melhorar o que queremos construir, esse tempo é necessário. Temos um elenco muito bom, com jogadores dispostos a construir o que queremos, que desejam fazer isso, e isso depende do tempo de trabalho. No futebol argentino, ninguém te presenteia nada, e os times de qualidade inferior vão fazer um esforço físico maior. Precisamos nos preparar para isso e elevar nossa qualidade de resposta física”.
Por fim, Gallardo falou sobre o que está por vir nas próximas duas semanas, sem competição durante a semana e com a pausa do futebol argentino devido à data FIFA: “Temos o elenco disponível e precisamos buscar a melhor preparação dos jogadores. Com base nisso, vem a competição e aí percebemos quem está pronto para jogar. É bom ter tempo para treinar e se conhecer mutuamente para ver como construímos a equipe”.
O River Plate, que não vence no campeonato local desde 28 de julho contra o Sarmiento de Junín, visitará o Independiente no próximo domingo, pela 13ª rodada. Será a primeira semana completa que Marcelo Gallardo terá para ajustar os detalhes que acredita que sua equipe ainda precisa melhorar.