Aos 30 anos e após doze temporadas desde que saiu do River para jogar no Mônaco, Lucas Ocampos deixará de atuar na Europa. O Sevilla, seu clube em duas passagens distintas desde 2019, não será mais seu time de todos os dias. Seu novo clube também não será dirigido por Marcelo Gallardo. O jogador, que atua como atacante e meio-campista ofensivo, saiu do clube espanhol onde se tornou referência. Sua despedida do time branco e vermelho (onde jogou 208 partidas, conquistou duas Ligas Europa da UEFA e marcou 44 gols) foi marcada por lágrimas e agradecimentos.
Durante a última janela de transferências na Argentina, surgiram rumores ligando Ocampos ao River, mas seu novo destino será o México. O Monterrey, equipe em que o técnico Martín Demichelis assumiu após sair do River, chegou a um acordo com o Sevilla para concluir uma transferência definitiva, com um contrato que vai até 2027.
A transferência de Ocampos para o Monterrey não passou despercebida no mundo River. Não apenas por se tratar de um jogador da casa que não retornou a Núñez em uma idade competitiva, mas também por questões econômicas favoráveis. River receberá cerca de 140 mil euros graças ao mecanismo de solidariedade existente para os clubes formadores de jogadores.
Os primeiros passos de Ocampos foram nas categorias de base do Quilmes, até que o River o contratou em 2010 após sua participação no Sul-Americano Sub-15 de 2009. Naquela época, o clube de Núñez adquiriu os direitos federativos e em 2011, após sua participação no Sul-Americano e na Copa do Mundo Sub-20, ele estreou no clube, em 11 de agosto daquela temporada, com 17 anos, na vitória por 1 a 0 sobre o Chacarita, pelo torneio da B Nacional.
Ágil, habilidoso e com um bom desempenho, tornou-se titular na equipe de Matías Almeyda e o River exerceu a opção de compra de 50% dos direitos econômicos por 300 mil dólares. Mas rapidamente, em agosto de 2012, foi transferido para o Mônaco, clube que adquiriu 50% de seu passe do River por 16 milhões de euros.
Após sair do River, Martín Demichelis tornou-se treinador do Monterrey e irá comandar Lucas Ocampos. “Estou feliz por fazer parte do Fútbol Club Monterrey. Mal posso esperar para vestir a camisa do Monterrey e estrear neste estádio magnífico. Nos vemos em breve em Monterrey, que já é minha nova casa”, disse Ocampos, também ex-jogador da seleção nacional, nas redes sociais do clube. Além do técnico Demichelis, o time mexicano conta com os argentinos Esteban Andrada, Jorge Rodríguez e Germán Berterame.