Ouvir
Este sábado foi realizada mais uma edição do clássico entre Racing e Boca Juniors, dois dos cinco grandes do futebol argentino. Desta vez, no contexto da rodada 14 da Liga Profissional 2024, a vitória foi da Academia por 2 a 1, graças aos gols de Juan Nardoni e Roger Martínez (Milton Giménez marcou o gol parcial do xeneize). Dessa forma, a diferença no histórico entre Racing e Boca foi reduzida para 22 jogos.
O confronto foi equilibrado. Houve oportunidades para os dois lados, mas um erro específico foi determinante para a vitória da Academia. A equipe dirigida por Diego Martínez saiu na frente com o gol de Giménez aos 17 minutos, após uma grande assistência de Miguel Merentiel, e apenas três minutos depois, o time da casa empatou o marcador por um erro inacreditável de Sergio Romero, que tentou sair jogando com Guillermo ‘Pol’ Fernández e entregou a bola diretamente para Nardoni. A partir daí, a confiança do Racing cresceu e ajudou a somar três pontos.
A partida deste fim de semana foi disputada no Cilindro de Avellaneda e foi arbitrada por Hernán Mastrángelo. Considerando todos os confrontos entre si, incluindo amadores e profissionais, oficialmente se enfrentaram 218 vezes, com 94 vitórias do combinado da Ribera, 72 do conjunto de Avellaneda e 52 empates.
Em torneios nacionais da Primeira Divisão, eles se enfrentaram 182 vezes. O time do bairro portenho de La Boca venceu 84, o de Avellaneda venceu 55 e houve 43 empates.
Em copas nacionais, houve 18 confrontos entre os dois clubes e a vantagem é da equipe albiceleste com 12 vitórias. O time azul e ouro venceu quatro e houve dois empates.
Nas competições internacionais, o Boca tem a supremacia com cinco vitórias em 13 duelos. O Racing comemorou uma vez e houve sete empates.
Últimos cinco encontros entre Racing e Boca
Liga Profissional 2024 – Rodada 14:
Copa da Liga Profissional 2024 – Rodada 10: Boca Juniors 4-2 Racing (Lucas Blondel -B-, Nazareno Colombo contra -B-, Edinson Cavani -B-, Nicolás Valentini -B-, Juan Fernando Quintero -R- e Adrián ‘Maravilla’ Martínez -R-).
Copa da Liga Profissional 2023: Racing 2-1 Boca Juniors (Emiliano Vecchio -R-, Leonardo Sigali -R- e Miguel Merentiel -B-).
Copa Libertadores 2023 – Volta das oitavas de final: Racing 0-0 Boca Juniors (o xeneize venceu nos pênaltis).
Copa Libertadores 2023 – Ida das oitavas de final: Boca Juniors 0-0 Racing.
Assim foi a tabela de classificação da Liga Profissional 2024
A Academia agora está em terceiro lugar na classificação geral com 24 pontos (sete vitórias, três empates e quatro derrotas). O xeneize, por sua vez, ocupa o décimo lugar na tabela de classificação com 21 pontos em 14 partidas disputadas, resultado de cinco vitórias, seis empates e três derrotas.
Assim ficou a tabela de classificação da Liga Profissional 2024, após a vitória do Racing sobre o Boca.