Aos fins de semana ao meio-dia, as pessoas costumam fazer fila na esquina de Thames e Vera, no bairro de Villa Crespo. Lá dentro, Clarisa Krivopisk sorri feliz, como uma avó que recebe os netos. Filha de um romeno e de uma russa, Clarisa cresceu cercada de kreplaj, varenikes e outras especialidades centro-europeias. Por isso, quando se formou como “cozinheira profissional” no Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), decidiu voltar às suas raízes. Seu conhecimento acadêmico lhe serviu para organizar a cozinha de La Crespo, mas na hora de pensar em uma receita, ela fecha os olhos e tenta imaginar a mãe no passo a passo.
O ambiente de La Crespo transborda alegria, com uma decoração austera, mas inteligente, com notas de cores nas cortinas e nos quadros originais de Atlanta e do bairro. Nas mesas, as gerações se cruzam, desde os millennials até os avós de cabelos brancos: as receitas típicas sefarditas e asquenazis, agora recriadas em versões modernas, atraem um público diverso.
Clarisa destaca que o Rosh Hashaná é um dos momentos de maior demanda do ano, embora seu restaurante tenha um público “muito heterogêneo, não apenas da comunidade, mas também o público em geral e turistas”. “Estamos com isso desde 2001, com um local de rua desde 2010, estamos completando 15 anos e vamos comemorar: temos planos de crescimento”, anuncia.
O pastrami é a estrela de La Crespo. Clarisa prepara com tapa de asado curada em salmoura por um bom tempo, depois temperada, defumada e cozida até ficar macia. São 200 gramas deste pastrami quente servidos em cada sanduíche, seja de pão preto de centeio com kümmel, em bagel ou em pão branco. Os três são acompanhados de pepinos agridoces, e uma emulsão de mostarda de Dijon e cebolas caramelizadas à parte.
Outro sanduíche de inspiração judeu-nova-iorquina é o bagel de salmão. São 120 gramas de salmão defumado com alcaparras, cebola roxa e cream cheese. O salmão é de alta qualidade e também é servido em uma tábua de 200 gramas, junto com nove mini bagels com cream cheese, cebola e alcaparras. Ideal para combinar com purê de berinjelas defumadas, fígado picado com ovo e cebolinha, e chucrute, para completar um lanche na hora do aperitivo.
Mais opções típicas são os knishes de batata ou queijo azul e os latkes, servidos com creme de leite azedo e maçã. Entre os pratos quentes tradicionais, varenikes e guefilte fish com pepino e mostarda fazem muita gente se emocionar, evocando memórias de infância. Para a sobremesa, o clássico strudel de maçã ou de marmelo.
La Crespo oferece delivery de segunda a domingo, das 12h às 20h. O restaurante abre de terça a domingo, das 11h30 às 17h.