River acumula problemas físicos: Gallardo, entre ausências e recuperados, com foco no Vélez e no Atlético Mineiro.

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

“Foi um jogo acidentado”. Com essas palavras, Marcelo Gallardo definiu um pobre empate 0-0 entre River e Platense em Vicente López que deixou preocupações futebolísticas, mas principalmente físicas. O treinador do River teve que fazer três substituições obrigatórias durante o segundo tempo na linha defensiva: faltando apenas 15 dias para o primeiro jogo das semifinais contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, Fabricio Bustos, Germán Pezzella e Marcos Acuña saíram do campo de jogo com diferentes desconfortos. Alarme ligado e exames médicos para os três defensores no início desta segunda-feira. Os resultados? Um positivo e dois com sinal de interrogação.

Dentro da preocupação geral, a boa notícia veio de manhã: Pezzella foi examinado pelo corpo médico da seleção nacional após sofrer um traumatismo devido a um forte golpe na altura da têmpora esquerda e foi detectada uma microfratura no mastoide esquerdo. O zagueiro de 33 anos sentiu uma forte dor na região após um choque aéreo com o atacante Mateo Pellegrino na noite anterior, o que levou a decisão de adiar sua viagem com a delegação albiceleste. Finalmente, hoje à noite ele embarcará rumo a Miami, Estados Unidos, e se juntará aos treinamentos da equipe de Lionel Scaloni, pois não tem complicações para treinar ou jogar.

Marcos Acuña saiu substituído no intervalo do jogo contra o Platense devido a um desconforto físico e os resultados do exame mostraram que ele tem uma distensão no músculo isquiotibial esquerdo; o jogador perderá os jogos da seleção argentina.

Por outro lado, Gallardo terá duas incógnitas nas laterais até os dias que antecedem as semifinais da Copa Libertadores: tanto Marcos Acuña quanto Fabricio Bustos estão com distensões musculares. Os exames do corpo médico do River determinaram que Acuña tem uma contratura no isquiotibial esquerdo e precisará de cerca de duas semanas para se recuperar, podendo chegar no limite para o primeiro jogo da Copa, marcado para terça-feira, 22 de Belo Horizonte. Bustos, por sua vez, tem uma lesão muscular no sóleo direito e terá um período de recuperação semelhante ao de Acuña. Estima-se que ele possa estar disponível em 10 a 15 dias, o que faz com que internamente no mundo River se confie que ambos possam ser titulares no Brasil. Dessa forma, o técnico poderá contar com os quatro defensores titulares para o confronto com os brasileiros.

Agora, o River terá entre 11 e 12 dias de trabalho antes de enfrentar o Vélez no Monumental pela Liga Profissional na sexta-feira à noite. Porém, Gallardo, além de Pezzella – na seleção – e Acuña e Bustos – lesionados -, não poderá contar com o elenco completo: Nicolás Fonseca (Uruguai) e Paulo Díaz (Chile) só voltarão entre quarta e quinta-feira da próxima semana, e Franco Mastantuono, Claudio Echeverri e Agustín Ruberto foram convocados para a seleção Sub-20.

Os três jovens do River foram convocados por Javier Mascherano e treinarão de hoje até domingo com a seleção albiceleste no complexo de Ezeiza, onde disputarão dois amistosos (sexta e domingo) contra o Uzbequistão. Somente a partir de segunda-feira retornarão aos treinos, então Gallardo terá seis jogadores convocados e dois lesionados recentes. Há também uma lista extensa de jogadores a recuperar: Maximiliano Meza (entorse no tornozelo esquerdo) e Gonzalo “Pity” Martínez (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em janeiro) deverão receber alta médica para ficar disponíveis antes do confronto com o Vélez, enquanto se aguarda a evolução de Agustín Sant’Anna (sinovite no joelho direito) e Rodrigo Aliendro (luxação no ombro esquerdo) que trabalham contra o tempo para estarem disponíveis nas semifinais da Libertadores.

Com a boa notícia de Pezzella e à espera de uma rápida recuperação de Bustos e Acuña, Gallardo começa a trabalhar visando três confrontos determinantes contra Vélez e Atlético Mineiro que marcarão o ano da equipe. Um certo alívio para o River, após uma noite acidentada no último domingo em Vicente López.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!