Vale do Uco: As novas pousadas e propostas gourmet da região mais promissora de Mendoza

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Na parte do Vale de Uco onde o deserto parece não ter limites, ao lado de Clos de los Siete, encontra-se um dos projetos mais falados: La Morada Life. O que começou como uma pousada, dentro de uma propriedade de 409 hectares chamada Los Arbolitos, se tornou um empreendimento imobiliário que já possui oito tiny houses de 42 m2 e várias casas maiores que pertencem a proprietários particulares que podem alugá-las quando não estão em uso. Cada casinha possui sua própria banheira de hidromassagem e, entre oito, compartilham uma piscina.

Na propriedade central funciona, desde há um ano, o restaurante Hornero, para o qual o chef irlandês Edward Holloway e o chef de cozinha Marco Da Col criaram um cardápio muito interessante, com produtos locais, que procuram com entusiasmo: desde caracóis “criados por Hélix” em La Consulta, que são servidos com pesto e um sardo estacionado por 15 meses, até pistaches de uma fazenda na Rota 7; coelhos criados por um vizinho e tomates de uma horta orgânica vizinha. Apenas o cabrito e o cordeiro vêm um pouco de mais longe, de Malargüe. Tudo é servido na bela louça de Agustín Herrera.

Alguns destaques são a qualidade dos presuntos, cortados no momento em um Berkel dos anos 70, a produção de seus sorvetes e seu horário amplo (não há muitas opções noturnas na região). Ah, e a impressionante adega com mais de 600 rótulos e 6.000 garrafas de vinhos de todo o país, espumantes europeus, xerez, vinho do Porto, safras antigas de vinícolas clássicas de Mendoza como um semillon do ano 42 da Lagarde. “O único requisito para entrar é que não tenham defeitos nem sejam voláteis”, diz Andrés Rosberg, ex-presidente da Associação Argentina de Sommeliers e responsável pela curadoria.

O sommelier Andrés Rosberg dirige o projeto La Morada Life em Los Chacayes, Vale de Uco.

Na parte da tarde, o deck cercado pelas vinhas convida a tomar uma taça do malbec blancas, um dos vinhos mais originais da vinícola que produz um milhão de garrafas por ano, das quais exporta quase 80%. Com uma estadia média de dois dias, Andeluna é uma das vinícolas de Uco que mais atividades oferece: além da degustação tradicional, onde se provam quatro vinhos com paradas no vinhedo, na vinícola e na adega, são famosos pelo “Jogo do blend”, onde convidam a criar seu próprio vinho, e pela oficina de degustação de vinho e chocolate.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!