Após uma pausa de dois anos, o Open House Buenos Aires retorna em sua 11ª edição com visitas presenciais, caminhadas e passeios de bicicleta em um catálogo repleto de mais de 129 propostas.
Uma das visitas programadas será no cemitério da Chacarita, amanhã, sábado 26, das 10h às 14h, e incluirá dois circuitos por panteões sociais, militares e religiosos. Em alguns deles, a visita será externa, contornando as obras, e em outros está prevista a entrada na capela, muitas delas verdadeiras joias da arquitetura de Buenos Aires.
O patrimônio construído da Chacarita está passando por um momento único, com a intervenção decidida do arcebispo de Buenos Aires, Dom Jorge Ignacio García Cuerva, que está oficiando missas nas capelas dos panteões mais monumentais, desconhecidos pelo grande público. Em 4 de agosto, ele realizou um serviço no Panteón do Centro Gallego e em 29 de setembro fez o mesmo na Capela do Panteón Nuestra Señora del Carmen, do Círculo de Suboficiais das Forças Armadas, outra das visitas programadas.
García Cuerva é um apaixonado pela escultura e arquitetura funerária e tem participado de pesquisas no Cemitério da Recoleta que buscam localizar os restos de Camila O’Gorman.
Outros panteões que justificam sua presença nos circuitos propostos incluem o da Congregação Salesiana, uma réplica em escala do templo da Av. Yrigoyen esquina com Quintino Bocayuva em Almagro, obra do arquiteto da ordem, padre Ernesto Vespignani, projetista da Basílica de São Carlos e Maria Auxiliadora.
Os dois percursos do Open House serão coordenados por María Elena Tuma, responsável pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Cemitério da Chacarita e conduzidos por guias turísticos voluntários. O Cemitério da Chacarita é parte da Direção Geral de Cemitérios, ocupada pela Dra. Ana Lávaque, e integra o Ministério do Espaço Público e Higiene Urbana.