O sorteio do novo Mundial de Clubes da FIFA, que aumenta de 7 para 32 equipes e que será realizado pela primeira vez nos Estados Unidos, terá lugar em 5 de dezembro em Miami, anunciou a FIFA. A data era aguardada assim como outras respostas para perguntas que ainda estão em aberto em relação a esta competição, cuja distribuição financeira com os clubes ainda é um mistério: ainda não se sabe quem irá transmitir pela televisão e por enquanto só se tem conhecimento de um patrocinador, o grupo chinês Hisense.
Programado para 5 de dezembro às 13 locais (15h na Argentina), o sorteio irá determinar os oito grupos de quatro equipes que irão disputar a primeira fase do torneio. Entre elas estão Boca Juniors e River Plate.
Os 16 clubes que terminarem nas duas primeiras posições de cada grupo avançarão para a fase de mata-mata, desde as oitavas de final até a final, sem jogo para decidir o terceiro lugar.
Todos os times classificados para este torneio, que será realizado a cada quatro anos e cuja primeira edição acontecerá de 15 de junho a 13 de julho de 2025 em doze estádios americanos, já serão conhecidos no dia do sorteio.
Ainda falta determinar o vencedor da Copa Libertadores, cuja final 100% brasileira colocará Atlético Mineiro e Botafogo frente a frente em 30 de novembro no estádio do River, em Buenos Aires.
Desejado desde o final de 2016 pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, a nova competição acumula diversas críticas em meio a um calendário já sobrecarregado. O sindicato de jogadores FIFPro e a Associação de Ligas Mundiais anunciaram no final de julho a sua intenção de recorrer à Comissão Europeia contra a FIFA.
A definição do campeonato será no MetLife Stadium, em New Jersey. Os outros 11 locais que irão sediar jogos serão o Mercedes-Benz em Atlanta, o Bank of America em Charlotte, o TQL em Cincinnati, o Rose Bowl em Los Angeles, o Hard Rock em Miami, o GEODIS Park em Nashville, o Camping World Stadium em Orlando, o Inter&Co Stadium em Orlando, o Lincoln Financial Field em Filadélfia, o Lumen Field em Seattle e o Audi Field em Washington. A maioria deles está localizada na região leste do território.