A que horas são os festejos do Boca pelo 12/12

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Neste dia 12 de dezembro é comemorado o Dia do Torcedor do Boca. Trata-se de uma data em que os xeneizes celebram o fanatismo por este clube, que conquistou 74 títulos em sua história. Seus torcedores se reunirão durante este dia para celebrar e La Bombonera abrirá suas portas para os sócios. No entanto, muitas pessoas se questionam a partir de que horas poderão chegar.

Há mais de 10 anos que os torcedores xeneizes celebram esta data e o ano de 2024 não é exceção. O Boca Juniors informou através de suas contas oficiais nas redes sociais que La Bombonera estará aberta para receber seus torcedores e comemorar esta ocasião. O horário estabelecido para o evento é a partir das 16 horas.

No entanto, o convite é válido apenas para os sócios. Para poder entrar hoje, os interessados devem confirmar presença através do site Sou Sócio. Isso chamou a atenção de muitos seguidores do Boca, pois em outras ocasiões também era permitida a entrada de simpatizantes que não possuem um abono no clube. Alguns até lamentaram a oportunidade perdida para que pessoas que normalmente não podem ir ao estádio possam conhecer o lendário estádio.

O convite para os festejos do Dia do Torcedor do Boca na La Bombonera está aberto aos sócios.

De qualquer forma, é comum encontrar torcedores nas ruas durante esta data que se reúnem em frente ao Obelisco. No entanto, trata-se de uma convocação espontânea.

Com o objetivo de prestar homenagem e demonstrar fidelidade a este clube, em 12 de dezembro de 2012, os fanáticos organizaram uma manifestação na Cidade Autônoma de Buenos Aires. A data foi escolhida por triplicar o número 12 (pelo dia, mês e ano) e este número está especialmente relacionado à torcida e à história do Boca Juniors.

Embora o motivo destas concentrações seja de festa, o primeiro aniversário desta celebração foi interrompido por incidentes na cidade. Por isso, o clube decidiu transferir o encontro para seu estádio, onde – nos últimos anos – shows musicais, apresentações de celebridades do futebol, reconhecimentos especiais e desfiles foram realizados. O número 12 é muito significativo para a história do Boca Juniors. De onde vem? Surgiu durante uma turnê que a equipe de La Boca fez na Europa em 1925. Jogadores, comissão técnica, dirigentes e reforços de outros clubes viajaram todos de barco para o Velho Continente. Neste contexto, a equipe azul e amarela venceu um total de 15 jogos dos 19 disputados: 13 na Espanha, cinco na Alemanha e um na França. Nesta jornada, destacaram-se as vitórias sobre equipes como o Real Madrid e o Atlético Madrid. Manuel Seoane, emprestado do clube El Porvenir, foi o artilheiro máximo com 12 gols.

Há outra explicação para a importância do número 12 para os xeneizes. Dentro do grupo que fez essa histórica turnê estava Victoriano Agustín “Toto” Caffarena, o então escrivão que acompanhava a equipe. Além de exercer sua profissão, ele desempenhava diversas funções para o time. Se necessário, trabalhava como roupeiro, técnico ou massagista. Além disso, foi um dos principais financiadores desta viagem, então a equipe decidiu chamá-lo de “o jogador número 12”. A partir dos anos 70, este nome ganhou maior reconhecimento ao adotar o número 12 para batizar a torcida do clube.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!