Gonzalo Montiel, Sebastián Driussi e Lucas Martínez Quarta: os três jogadores de futebol que o River busca repatriar a pedido de Marcelo Gallardo

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

River começa a agitar o mercado de transferências. E, mais uma vez, faz isso com a extensa política direcional da administração do presidente Jorge Brito: buscar ex-jogadores que tenham surgido do clube e que tenham o desejo de voltar a vestir a camisa vermelha e branca. Assim, enquanto ainda aguardamos pelas resoluções de Enzo Pérez e Juanfer Quintero, o treinador Marcelo Gallardo tem três nomes na mira pelos quais já começou a se movimentar: Lucas Martínez Quarta, Gonzalo Montiel e Sebastián Driussi. Três jogadores nascidos entre 1996 e 1997, em plena vigência e com a intenção de mudar de ares.
Segundo informações obtidas, a negociação por Martínez Quarta está em um estado crucial: o River já avançou dias atrás com o jogador para acordar as condições do contrato, mas espera chegar a um entendimento com a Fiorentina nos próximos dias para poder ficar com o passe do jogador por um valor que giraria em torno de sete ou oito milhões de euros. Com contrato até junho de 2028, o zagueiro perdeu espaço nesta temporada na consideração do treinador Raffaele Palladino e entende que aos 28 anos é uma boa alternativa voltar a jogar no clube.
Não é a primeira vez que River procura Martínez Quarta, pois em julho de 2023 também houve contatos que não se concretizaram em uma negociação para retorno. Uma situação semelhante é a de Gonzalo Montiel, que esteve entre as possibilidades no ano passado antes de ser emprestado ao Nottingham Forest e agora, sem espaço no Sevilla, também pode ser reforço. Com contrato até junho de 2026, o clube espanhol precisa reduzir seu elenco para se adequar ao fair play financeiro e o lateral direito de 27 anos nesta temporada acumulou apenas 289 minutos em oito partidas, com um gol e três titularidades.
Montiel tem propostas do Brasil que até agora não o convencem totalmente e a presença de Gallardo no banco de reservas é uma forte carta de sedução. Em 2021, o Sevilla pagou 6,5 milhões de euros (mais 3 por objetivos que ainda não foram cumpridos) por sua ficha e agora poderia negociar um empréstimo com opção de compra. As instituições têm um bom relacionamento, tanto que atualmente o River tem Federico Gattoni emprestado até junho com opção de compra.
Na frente, um dos alvos é Sebastián Driussi, jogador do Austin da MLS. Aos 28 anos, e depois de muitas idas e vindas, ele poderia voltar a vestir a camisa vermelha e branca. Com contrato até dezembro de 2025 que inclui uma cláusula extensível por mais um ano se a franquia assim desejar, o River tentará ficar com seu passe a pedido de Gallardo, que deseja somar um atacante de suas características.
Após quatro temporadas no Zenit da Rússia, ele joga há três anos no Austin: em 2024, disputou 27 jogos (26 como titular), marcou sete gols e deu três assistências, mas sua equipe não se classificou para as fases finais da competição. Os primeiros contatos com Driussi já ocorreram e agora resta que a partir de Núñez avancem com a franquia americana para negociar uma transferência que será difícil economicamente.
Assim, o River encerra o ano de 2024 com sua conhecida política de buscar o retorno de rostos conhecidos: 30% dos 29 reforços da administração do presidente Jorge Brito foram ex-jogadores e já ocorreram 18 retornos nos últimos 10 anos. Gallardo aposta no sentido de pertencimento, no conhecimento do clube e na rápida adaptação de jogadores que ele conhece perfeitamente desde as categorias de base.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!