Escola de verão: programa que levará 17.000 crianças para as salas de aula de Buenos Aires em janeiro começa.

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Ir à escola no verão pode ser uma opção divertida. Milhares de crianças participarão neste ano das atividades recreativas que serão oferecidas em cerca de 80 escolas e várias sedes do Governo da Cidade, que começarão na próxima quinta-feira. Participarão 17.000 crianças do nível inicial e fundamental. Além disso, haverá cerca de 400 alunos do ensino médio que reforçarão as aprendizagens obtidas em 2024.

Há mais de 20 anos, o Ministério da Educação da Cidade realiza as edições de verão e inverno do programa “Férias na Escola”. Embora para muitas famílias sejam uma espécie de colônia de férias, a proposta oferece muito mais do que recreação. Este ano, a edição de verão começará depois de amanhã e se estenderá até sexta-feira, 31 de janeiro, com uma proposta focada em acompanhar as aprendizagens fundamentais de crianças e adolescentes de todos os níveis educacionais, e fortalecer suas habilidades socioemocionais, explicou o governo da cidade.

Atividades esportivas e recreativas ao ar livre. A cada semana, serão realizados workshops temáticos sobre arte, jogos, ciência e movimento para que as crianças possam adquirir competências e habilidades interpessoais, como resolução de conflitos, criatividade e trabalho em equipe, além de curiosidade e participação ativa. Este ano, mais de 17.000 alunos do nível inicial e fundamental participarão.

“Férias na Escola 2025” faz parte, também, da Rede de Fortalecimento, na qual mais de 420 alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio passarão por mais de 540 espaços para fortalecer e manter as aprendizagens de 2024.

A iniciativa possui sedes em 89 escolas de todos os níveis educacionais, além do Parque da Cidade e do Parque Indoamericano. Também serão realizadas mais de 20 saídas a outros espaços educacionais, artísticos e culturais da cidade, como o Eco Parque, o Museu de Arte Moderna, o Museu da Imaginação, a Casa de Governo, o Centro Cultural Recoleta e mais.

Cada um dos locais onde a proposta será desenvolvida possui piscinas e diversos espaços de atividade ao ar livre, onde se busca promover o movimento, a atividade física e os hábitos saudáveis.

Atividades recreativas para grandes e pequenos. Além disso, contam com espaços de robótica e tecnologia educativa através de plataformas que buscam potencializar o aprendizado tecnológico e favorecer a leitura e a escrita.

Como serão organizadas as semanas? Na primeira semana, de 2 a 10 de janeiro, a identidade grupal, o vínculo com colegas e com novos espaços serão fortalecidos. Incluirá workshops de jogos cooperativos com água, tingimento, escrita criativa, entre outros. Na segunda semana, de 13 a 17 de janeiro, o foco será na arte: serão realizadas atividades de origami, pintura, teatro, culinária e com diferentes linguagens artísticas e culturais. A terceira semana é a semana das ciências, de 20 a 24 de janeiro. Haverá workshops de robótica, reciclagem de papel, ciências e horta. A última semana é a semana do jogo e do movimento. Haverá atividades esportivas, de dança, jogos noturnos, entre outras opções.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!