Desde segunda-feira, 6 de janeiro, o acesso à Avenida Lugones a partir da Ponte Labruna, em direção à Avenida Del Libertador, está fechado como parte do início das obras de construção da Ponte da Inovação. De acordo com o Governo da Cidade de Buenos Aires, esta intervenção será realizada pela empresa Autopistas Urbanas (AUSA) e busca transformar a mobilidade em uma das áreas mais movimentadas do bairro de Núñez.
Os veículos que precisarem acessar Lugones poderão fazê-lo pela La Pampa, tomando como alternativa Udaondo-Alcorta-Juramento-Castañeda-La Pampa-acesso a Lugones. O acesso de Udaondo a Lugones, localizado na direção oposta, em direção ao Rio da Prata, permanecerá aberto. Este acesso será cortado por um ano.
A Ponte Labruna, que atualmente possui uma faixa por sentido de circulação, será ampliada para incluir duas faixas por sentido. Essa mudança visa duplicar a capacidade veicular e reduzir os congestionamentos que afetam a Avenida Lugones, especialmente nos horários de pico e durante eventos lotados na área. Além disso, serão construídas novas vias de acesso e saída para conectar Lugones e Cantilo de forma mais eficiente, melhorando a segurança no trânsito.
O projeto também inclui a ampliação da passarela para pedestres, que passará de 1,60 metros de largura para quatro metros, e a inclusão de uma ciclovia separada por um meio-fio montável. Essas melhorias, conforme informado, estão projetadas para atender à crescente demanda de pedestres e ciclistas em uma área que concentra pontos de interesse importantes, como a Cidade Universitária, o estádio Monumental e o Parque da Memória.
A Ponte da Inovação, ligada ao Parque da Inovação, busca integrar o desenvolvimento do bairro de Núñez com as áreas costeiras através de um plano que promove a transformação econômica, social e ambiental da região. Além de otimizar a conectividade, visa impulsionar a atividade comercial e residencial com projetos de lojas e serviços ao redor deste novo polo de atração para empresas, startups e estudantes.
A iniciativa incorpora acessos com rampas que ligarão o Parque da Inovação à estrutura principal. Essas conexões serão complementadas por jardins em degraus e áreas recreativas, como espaços esportivos e infantis. Além disso, incluirá um jardim central que adicionará natureza ao percurso, consolidando sua função como uma área pública multifuncional.
A empresa AUSA será responsável por executar as obras na Ponte Labruna, que incluem a construção de novas vias para veículos, uma passarela para pedestres e uma ciclovia. Durante a execução do projeto, serão implementadas medidas de trânsito, como sinalização adequada e possíveis desvios alternativos, para minimizar o impacto na circulação de veículos.
Desde a AUSA informaram que os prazos estimados para a conclusão total das obras são de aproximadamente 24 meses – em relação ao acesso será apenas um ano. Além disso, eles afirmaram que ainda estão sendo avaliadas pela contratante quais medidas específicas serão implementadas para minimizar o impacto no trânsito.
Por enquanto, não estão previstos novos desvios, mas, caso sejam necessários, todas as medidas necessárias serão tomadas para gerar o menor impacto possível na área. As autoridades garantiram que manterão os moradores e condutores informados sobre o andamento das obras e as mudanças temporárias nos acessos.