Cidade de Buenos Aires: mais de 300 obras em andamento para recondicionar as escolas

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Durante o período de férias escolares, o Ministério da Educação da Cidade está realizando mais de 300 obras em escolas, incluindo reformas em instituições educacionais que passarão, até 2025, de jornada simples para integral no ensino primário e inicial. Os trabalhos de reforma envolvem principalmente tarefas de impermeabilização, refrigeração, eletricidade, pintura, alvenaria, serralheria e melhorias estruturais. Dentre as obras em andamento estão a adequação de salas, unificação e transformação de espaços, melhorias nas instalações sanitárias e elétricas, além de trabalhos de pintura.

Destacam-se também os trabalhos em escolas que passarão de jornada simples para completa no ensino primário e inicial. A ministra de Educação da Cidade de Buenos Aires, Mercedes Miguel, afirmou que o foco está em proporcionar novos espaços de aprendizagem, valorizar edifícios históricos e garantir que as crianças do ensino inicial, primário e secundário encontrem as escolas em condições ideais desde o primeiro dia de aula para continuarem aprendendo com todo o vigor.

Ela ressaltou ainda que o objetivo do plano não é apenas ter prédios em boas condições para o aprendizado, mas também reafirmar o valor das escolas para suas comunidades em cada bairro da cidade, permitindo uma educação inovadora e oferecendo novas opções, como salas para crianças de 45 dias a 2 anos e a transição de jornada simples para completa.

Entre as principais obras estão a impermeabilização, refrigeração, eletricidade e melhorias estruturais. Ao todo, são cinco obras em escolas de ensino primário e 16 em estabelecimentos de ensino inicial, onde haverá a transição de jornada simples para integral ou a reestruturação de salas em andamento. Até 2024, na Cidade, havia 309 escolas em período integral, e este ano serão adicionadas mais 14.

Uma dessas obras é a nova escola Estação Buenos Aires, que será localizada no bairro de Barracas e contará com ensino primário e secundário, 17 salas de aula, cozinha, refeitório, salão de uso múltiplo, biblioteca, laboratórios e espaços administrativos. Até o momento, a obra está 40% concluída. Também está em andamento a remodelação do novo prédio da Técnica N°15, próxima ao Parque Lezama, que terá mais de 16 salas de aula e novos workshops.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!