Durante o período de férias escolares, o Ministério da Educação da Cidade está realizando mais de 300 obras em escolas, com destaque para reformas em instituições educativas que irão mudar, em 2025, de jornada simples para jornada completa no ensino fundamental e na educação infantil. As reformas incluem principalmente trabalhos de impermeabilização, refrigeração, eletricidade, pintura, alvenaria, serralheria e melhorias gerais na infraestrutura. Entre as obras em andamento estão a adequação das salas, unificação e transformação de espaços, melhorias nas instalações sanitárias e elétricas, e trabalhos de pintura.
O objetivo é proporcionar novos espaços de aprendizagem, valorizar edifícios históricos e garantir que os alunos de todas as etapas de ensino encontrem as escolas em condições ideais desde o primeiro dia de aula. A ministra da Educação da Cidade de Buenos Aires, Mercedes Miguel, enfatizou a importância desse plano, que não só busca garantir edifícios adequados para o aprendizado, mas também valorizar as escolas como parte das comunidades locais, possibilitando uma educação inovadora e incluindo novas ofertas, como salas para crianças de 45 dias a 2 anos.
Entre as principais intervenções realizadas estão impermeabilização, refrigeração, eletricidade e melhorias na infraestrutura. Ao todo, cinco escolas de ensino fundamental e 16 estabelecimentos de educação infantil passarão da jornada simples para jornada completa ou terão suas salas reformuladas com as obras em andamento. Até 2024, a cidade contava com 309 escolas de jornada completa, e este ano serão adicionadas mais 14.
Uma das obras em destaque é a nova escola Estación Buenos Aires, que será localizada no bairro de Barracas e contará com ensino fundamental e médio, 17 salas de aula, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva, biblioteca, laboratórios e áreas administrativas. Até o momento, a obra está 40% concluída. Outro edifício em reforma é o da Escola Técnica N°15, próxima ao Parque Lezama, que terá mais de 16 salas de aula e novos laboratórios.