Com a expansão do crédito hipotecário e a chegada das hipotecas divisíveis, o mercado imobiliário de 2025 poderia se tornar um cenário de intensa competição. Nesse contexto, surge uma pergunta inevitável: como as construtoras conseguirão se destacar em um mercado onde o acesso ao crédito promete estimular a demanda por imóveis? Uma das chaves dessa diferenciação são os amenities, que são espaços e serviços que, além de sua função básica, começam a ser vistos como oportunidades para criar experiências únicas de habitação entre aqueles que estão envolvidos no mercado diariamente. Os desenvolvedores estão repensando suas propostas e estratégias para não apenas satisfazer, mas antecipar as expectativas de compradores e investidores que buscam muito mais do que uma residência: eles procuram um estilo de vida.
Os novos espaços comuns, nesse caso o do OM Botânico, estão sendo projetados para oferecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre calma e diversão, entre lazer e trabalho, entre exercício e relaxamento. Os tradicionais espaços comuns se sofisticaram: os ginásios estão equipados, as salas multiuso estão decoradas e têm diferentes ambientes para serem vivenciados. Os espaços de bem-estar também estão se tornando essenciais: salas de yoga e relaxamento totalmente equipadas, ginásios com tecnologia de ponta, e no terraço, uma piscina de natação com vistas panorâmicas da cidade e do rio.
Os amenities deixaram de ser espaços simples e se tornaram locais equipados para jantares privados e eventos. Os ginásios devem ter aparelhos com tecnologia avançada. Os espaços de encontro ganham destaque e são considerados pelos moradores como parte essencial do empreendimento. Além disso, novos serviços como buzones personalizados, salas de ensaio, lavanderias de autos, hortas comunitárias, salas de descanso nas varandas e salas de recebimento de entregas estão sendo valorizados.
Neste momento em que a competição será mais acirrada do que nunca, os desenvolvedores que souberem como reinventar a experiência de habitar estarão em uma posição privilegiada para capturar o interesse e a lealdade de uma nova geração de compradores exigentes.