Para melhorar a circulação, reforçar a segurança e promover o uso ativo do espaço público, o governo da cidade de Buenos Aires concluiu a abertura da rua Dorrego na altura de Otero. O cruzamento anteriormente estava fechado tanto para pedestres como para veículos. Além disso, a obra possibilitará uma nova conexão fluida entre os bairros de Chacarita e Villa Crespo, transformando uma área até então fechada em um novo espaço seguro e agradável para os moradores. Trata-se de uma zona estratégica sob o viaduto do Ferrocarril San Martín, próxima ao túnel Dorrego – que continuará funcionando normalmente -, a poucas quadras do Movistar Arena e do estádio de Atlanta León Kolbowski.
Antes desta obra, o cruzamento entre Dorrego e Otero estava fechado, limitado sob o viaduto do trem e não tinha um uso definido. Não podia ser usado nem para trânsito de pedestres nem de veículos. Segundo divulgado pela Cidade, a intervenção permite uma circulação mais fluída entre os bairros e complementará o funcionamento do túnel Dorrego sem interferir em seu uso como corredor viário principal.
“A abertura do passagem em Dorrego é uma melhoria clara para a conectividade entre os dois bairros, que também transforma o entorno com melhor iluminação, novas áreas verdes e mobiliário urbano. É uma obra que recupera uma área subutilizada e a coloca à disposição da vida cotidiana do bairro”, considerou Ignacio Baistrocchi, ministro de Espaço Público e Higiene Urbana.
O chefe de governo da cidade de Buenos Aires, Jorge Macri, afirmou: “Na cidade, continuamos trabalhando para recuperar o espaço público, que pertence aos moradores. Transformamos este local em um ambiente seguro, que além disso melhora a conectividade e devolve tempo para aqueles que circulam pela região”.
O projeto incluiu a abertura do acesso viário e pedestre, a incorporação de 351 metros quadrados de novas áreas verdes e a instalação de mobiliário urbano que melhora a experiência daqueles que transitam ou permanecem na área: foram colocados bancos, balaústres para ordenar o trânsito, novas luminárias e câmeras de segurança. Também adicionaram uma área com novas pistas esportivas, para que os moradores possam utilizá-la como espaço de exercício ao ar livre. Diversas áreas do Ministério de Espaço Público e Higiene Urbana da cidade de Buenos Aires e da Comuna 15 da Cidade colaboraram na intervenção. Além disso, segundo divulgado pelo governo portenho, o sistema de drenagem foi melhorado com a instalação de novos condutos, esgotos e grelhas, realizando trabalhos de intertravamento e concreto para garantir a funcionalidade do acesso e sua integração com o entorno existente.