A cidade anunciou a abertura ao público do mirante do Obelisco

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A Cidade de Buenos Aires anunciou a abertura oficial ao público do novo Mirante Obelisco a partir do próximo mês. O atrativo turístico – que teve um teste piloto em abril deste ano – que oferece vistas panorâmicas de Buenos Aires abrirá em 1º de novembro, mas aqueles que desejam visitá-lo já podem adquirir os ingressos em pré-venda.

O monumento, que abre suas portas pela primeira vez em 89 anos, estará disponível todos os dias das 9h às 17h. “O mirante panorâmico é um novo atrativo turístico que mudará a forma de ver nossa Cidade e seu patrimônio, como nas grandes metrópoles do mundo”, afirmou o Chefe de Governo, Jorge Macri, no lançamento.

O anúncio foi feito no âmbito da Feira Internacional de Turismo (FIT) – um dos eventos mais importantes do mundo para a indústria – que reuniu mais de 140 mil visitantes no local de La Rural e contou com a presença de todas as províncias do território nacional e mais de 55 países.

O mirante está localizado na ponta do Obelisco. Desde a Cidade, indicaram que a pré-venda já está disponível através do site miradorobelisco.com.ar. “Este avanço é um marco turístico e cultural que posiciona a Cidade no circuito global de grandes mirantes urbanos. É o resultado de um trabalho conjunto com o setor privado que nos permitirá continuar divulgando nossa identidade para o mundo”, expressou o presidente da Ente de Turismo de Buenos Aires, Valentín Díaz Gilligan.

Em abril deste ano, a Cidade habilitou a inscrição para uma série de visitas gratuitas, para as quais mais de 20.000 pessoas se inscreveram. A entrada é feita pela única porta que o Obelisco tem, orientada para o oeste, na Plaza de la República, na Av. Corrientes. Através de oito degraus, tem-se acesso ao elevador do mirante 360º. Lá, foi instalado um elevador envidraçado que permite a subida e descida em grupos de quatro pessoas em turnos rotativos de 15 minutos. O elevador é sustentado por um sistema de ancoragem e possui uma escada metálica para casos de emergência ao redor.

A possibilidade de subir começará a partir de 1º de novembro. A tarifa será de $36.000 para estrangeiros e de $18.000 para residentes argentinos (com documento de identificação). Em agosto, o governo da cidade concedeu a licitação para a prestação dos serviços do Mirante do Obelisco à União Transitória Autotransporte Andesmar. A concessão foi concedida por um período de cinco anos, com uma taxa mensal que permitirá à Cidade recuperar o investimento feito no projeto, de acordo com as indicações.

A construção foi realizada pela empresa Servas, que, de acordo com seu site oficial, projetou, fabricou e instalou a estrutura. O Obelisco foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch, autor também do vizinho Teatro Gran Rex, e construído em 1936. O agora Monumento Histórico Nacional foi inaugurado em 23 de maio de 1936 em homenagem ao quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires. Com um peso aproximado de 170 toneladas, domina a interseção de duas das avenidas mais icônicas da cidade.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!