A Argentina e Espanha estão passando pela pior crise diplomática de sua história recente sem que se vislumbre uma solução a curto prazo no horizonte. O porta-voz presidencial da Argentina, Manuel Adorni, afirmou que “isso pode durar a vida toda porque provavelmente as ideias de Pedro Sánchez nunca serão compatíveis com as ideias de Javier Milei”. Por outro lado, em Buenos Aires, rejeitam a ideia de que se trata de um conflito diplomático e o consideram “um tema estritamente pessoal”, enquadrado em “uma discussão de ideias que se contrapõem”. Por esse motivo, criticam duramente a retirada definitiva da embaixadora espanhola em Buenos Aires, Maria Jesus Alonso Jiménez. Em meio a esse embate, o presidente argentino pode desviar a atenção de seus problemas internos, incluindo as dificuldades do governo em aprovar sua lei de desmonte do Estado dentro dos prazos previstos.
Milei se defende das críticas que recebeu desde que chamou a esposa de Sánchez, Begoña Gómez, de “corrupta” em um evento do Vox em Madri. Suas declarações foram repudiadas pelo governo socialista, por empresários espanhóis com quem se reuniu um dia antes e também pela oposição argentina. No entanto, ele se mantém firme e se recusa a pedir desculpas, alegando ser a vítima, não o agressor. A tensão persiste e é alimentada diariamente com novas provocações de Milei, que vê o conflito como um problema pessoal, enquanto outros enxergam como um desafio diplomático que coloca em risco a relação entre os dois países.
Enquanto essa disputa ocupa os holofotes, uma inédita manifestação policial no nordeste argentino quase passa desapercebida. Os policiais acamparam em uma avenida de Posadas, exigindo melhores salários. As tentativas de acordo fracassaram e a greve só cresce, envolvendo não só policiais, mas também outros grupos de trabalhadores. Em meio a tudo isso, Milei se prepara para apresentar seu último livro em um evento no Luna Park, buscando vender a ideia de uma Argentina mais livre e promover uma nova esperança entre seus seguidores. Essa crise diplomática, no entanto, pode ser apenas mais um capítulo nas diferentes facetas desse presidente imprevisível.