A Noite dos Museus 2025: Buenos Aires abre mais de 300 espaços com entrada gratuita e transporte público sem custo

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A cidade de Buenos Aires está se preparando para sua grande vigília cultural: no sábado, 8 de novembro, das 19h às 2h, será realizada a 21ª edição da Noite dos Museus 2025. Mais de 300 espaços estarão abertos com entrada gratuita, com propostas pensadas para famílias, grupos de amigos, curiosos e frequentadores habituais dos circuitos de arte. De acordo com a comunicação oficial, haverá transporte público gratuito para facilitar o deslocamento entre os locais.

A pulsação inicial será no Centro Cultural Recoleta, onde será inaugurada a Torre de Pisa de Espaguete, uma instalação de Marta Minujín concebida especialmente para esta edição. A obra estará localizada no terraço do Recoleta e poderá ser percorrida. Além disso, como ação coletiva, serão distribuídos os pacotes de macarrão que a compõem.

A programação incluirá exposições, oficinas, intervenções, DJs ao vivo, serenatas, visitas guiadas – também teatralizadas -, projeções, experiências imersivas e mapeamentos em prédios emblemáticos. Além disso, um novo palco será adicionado a poucos metros da Plaza de Mayo: a Casa de la Cultura, recentemente restaurada, com uma proposta especial para a ocasião.

Desde o dia 1º de novembro, o público poderá consultar a programação completa e planejar os passeios no site festivalsba.org, que concentrará os locais e atividades do evento. A Noite dos Museus se consolidou como um clássico do calendário cultural de Buenos Aires, com uma proposta que cresce em presença nos bairros e variedade de atividades.

Em 2025, a organização destaca a participação de mais de 300 espaços culturais, a abertura oficial em Recoleta e circuitos pensados para famílias, estudantes e diversos públicos, com acesso gratuito.

A ministra da Cultura da Cidade, Gabriela Ricardes, ressaltou o espírito de celebração que mobiliza cada local, afirmando que “cada museu e espaço cultural, grande ou pequeno, público ou privado, se veste de festa e prepara algo especial para receber o público”. A programação da 21ª edição do evento também confirma um circuito especial em sete cafés emblemáticos de Buenos Aires, com entrada gratuita; o evento será cancelado em caso de chuva.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!