Durante muitos anos, a vitivinicultura esteve proibida em quase todo o país, com exceção de determinadas regiões. Nos noventa, as leis mudaram e a atividade retornou a outras regiões onde antes se produzia vinho. Com o boom do vinho surgiram novos empreendimentos, como em Mercedes, com três projetos vinícolas que foram incorporados ao programa “Vinos Buenos Aires”, uma iniciativa da Província de Buenos Aires para impulsionar o turismo enológico na região.
O enoturismo está em ascensão em Buenos Aires. Apenas uma hora de carro pela ruta 5, está localizada uma nova região produtora de vinho, ideal para uma escapada da cidade. Desde 2011, este projeto artesanal proporciona a experiência do vinho como algo compartilhado. O fundador da Bodega Media Hectárea conta que começou a produzir vinho com amigos em sua garagem para consumo pessoal, e aos poucos foram se unindo mais pessoas, incluindo seus filhos. A produção para venda começou em 2018.
“Pitu” comprou um terreno nos arredores de Mercedes, onde construiu sua casa, a bodega e plantou um vinhedo. Ele possui uvas Marselan e Malbec, mas ainda não estão prontas para vinificação. Os vinhos produzidos são compartilhados com amigos e familiares. Atualmente, possuem um Blend 2023 e um Blend 2024.
Por outro lado, também há outros empreendimentos como a Bodega Las Hijas, que produz vinhos orgânicos. Fundada por duas famílias apaixonadas por vinho, eles produzem quatro tipos de vinhos a partir de uvas orgânicas certificadas.
A família Achilli está à frente da Bodega Nueva Corinema, um projeto enoturístico que resgata uma antiga fábrica de ladrilhos e a transforma em uma vinícola. Com viñedos plantados ao redor da fábrica e planos para inaugurar uma bodega, restaurante e alojamento rural, prometem oferecer uma experiência única aos visitantes, onde poderão desfrutar de espetaculares entardeceres junto aos vinhedos. As visitas podem ser agendadas via Instagram ou Whatsapp.