Amanhã acontece em Buenos Aires a San Silvestre, a corrida que marca a despedida do ano em todo o mundo.

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

A ideia é dar adeus a mais um ano correndo. Amanhã será realizada a última corrida de 2024, uma nova edição do circuito com o qual o mundo todo se despede do ano: a San Silvestre. Em Buenos Aires, será uma corrida de oito quilômetros, que terá início a metros do Obelisco às 8 horas e durará várias horas. Por isso, haverá ruas fechadas e recomenda-se evitar a área de carro. A competição é organizada pela Sportsfacilities e pela Secretaria de Esportes do governo da cidade.

Às 8 horas partirão os 7000 corredores, que se inscreveram previamente. Os organizadores explicam que todas as vagas para participantes foram preenchidas. Eles devem percorrer um percurso de oito quilômetros, passando por parte do centro histórico da Capital: eles vão passar pela Casa Rosada, Cabildo e Café Tortoni, entre outros locais icônicos. Em seu caminho, serão acompanhados por bandas de música, malabaristas, em meio a um clima festivo, além do esportivo. Uma característica é que muitos do público vão fantasiados e maquiados. Alguns números da corrida: haverá dois pontos de hidratação no percurso e um na chegada; serão distribuídas 32.000 garrafas de água e serão utilizados 300 quilos de gelo; haverá 30 paramédicos e 4 ambulâncias; 50 agentes policiais e de trânsito foram designados, e dois maratonistas olímpicos estão inscritos.

A San Silvestre do ano passado atraiu uma multidão. A largada será às 8 horas, do Obelisco. Ali, os corredores vão percorrer o primeiro quilômetro pela Avenida Corrientes até o Bajo, onde vão dobrar e seguir por Leandro N. Alem, contornar a Casa Rosada por trás e seguir por Paseo Colón até a Avenida Independência. Nesse ponto, eles já vão ter percorrido cerca de três quilômetros. Vão descer pela Independência mais um quilômetro até Bernardo de Irigoyen e dobrar na Avenida Belgrano, até a Diagonal Sur Presidente Julio A. Roca para chegar no Cabildo, contornar a Plaza de Mayo pela Avenida Hipólito Yrigoyen, 25 de Mayo e Avenida de Mayo. Ali, eles devem pegar a Diagonal Norte até o Obelisco e voltar pela diagonal, até a Plaza de Mayo e seguir pela Avenida de Mayo, completando os 8 quilômetros de corrida, descendo até a 9 de Julio e percorrendo o trecho final por essa avenida até retornar ao ponto de partida.

A prova contará com a tradicional presença dos Bombeiros Voluntários, que vão refrescar os corredores do caminhão. Os bloqueios de ruas começarão às 6 horas, serão parciais até as 7h15, quando começará o fechamento total das ruas afetadas pelo circuito. Posteriormente, as ruas serão liberadas, à medida que os últimos corredores passam. Estima-se que até as 10 horas haja a liberação total dos bloqueios. O último a ser liberado, às 13 horas, será o trecho da Avenida 9 de Julio, entre Bartolomé Mitre e Sarmiento, já que ali estão localizados o palco e os postos de abastecimento para as pessoas após a chegada, explicam os organizadores.

Este ano, o toque especial desta corrida que acontece em Buenos Aires desde 2010 será a camiseta esportiva projetada por Marta Minujín para os corredores. A artista criou a imagem “A arte em movimento”, baseada, segundo ela, em um monólogo de emoções conflitantes e usando uma técnica mista, sobre tela de colchão pintada à mão, cortada e colada.

Justamente, além da corrida, a competição na Argentina tornou-se um fato cultural, contam os organizadores. “Os corredores terão na parte de trás minha arte. Eu estarei presente para vê-los a todos participar da corrida e vencer, porque correr a San Silvestre já é uma vitória, não importam os tempos”, disse Minujín.

Da corrida participarão alguns corredores de elite, que estarão presentes na linha de partida. Entre eles, destacam-se os maratonistas olímpicos Joaquín Arbe e Daiana Ocampo. Também competirão José Félix Sánchez, José Zabala, Laureano Rosas e os irmãos Tomás e Germán Vega. Na categoria feminina estarão Karina Fuentealba, Fernanda Oropel e Agustina Chretien, entre outras.

A corrida San Silvestre é o nome pelo qual são conhecidas as várias corridas atléticas de caráter popular disputadas anualmente em 31 de dezembro (dia de São Silvestre de acordo com o santoral católico) em diferentes lugares do mundo. Ocasionalmente, algumas são realizadas nos dias anteriores ao 31 de dezembro.

A primeira corrida de São Silvestre que foi realizada foi a de São Paulo em 1925. Foi uma iniciativa do jornalista do jornal A Gazeta, Cásper Líbero, que criou uma competição noturna inspirada em outra realizada em Paris, na noite de Ano Novo, na qual os participantes carregavam tochas. A primeira Corrida Internacional de São Silvestre de São Paulo começou às 23h40 do dia 31 de dezembro de 1925 e terminou na madrugada de 1º de janeiro de 1926. Atualmente, essa corrida brasileira ainda é considerada a mais popular internacionalmente.

Em Buenos Aires, a corrida começou a ser realizada pela primeira vez em 2010, com um percurso pelo centro da cidade que abrange uma distância total de oito quilômetros. Esta é a 14ª edição.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!