Argentina: O ator argentino Luciano Castro se despede da cena madrileña no domingo: “O mais valioso é que continue acontecendo”

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

MADRI, 11 de outubro de 2025 – O ator argentino Luciano Castro está se apresentando atualmente nos Teatros del Canal, em Madri, como protagonista de ‘Sansón de las islas’, uma das três peças que fazem parte do programa de intercâmbio cultural entre Buenos Aires e Madri pelo Canal Hispanidad. Em entrevista à Europa Press, o ator revelou que esta peça, em cartaz até domingo, lhe permitiu se envolver de uma forma incomum em sua carreira: desde o coração da dramaturgia. A proposta foi atraente desde o início, não apenas pelo texto e sua potência temática, mas também porque ele teve um papel ativo na construção da peça.

“O que mais me atraiu em ‘Sansón’ foi que é uma peça que me permitiu participar do processo de dramaturgia. Estive muito envolvido na criação, e isso me deixa muito feliz porque é uma criação que contém outra dentro dela”, destacou o ator. No entanto, no palco, ele prefere que o peso esteja na história mais do que em seu próprio nome. A peça, dirigida por Emiliano Dionisi, aborda diferentes fragmentos da bem-sucedida comédia de Gonzalo Demaría. Em meio a essa trama coral, o personagem que ele interpreta representa, segundo suas próprias palavras, “a maior perda”. Vale ressaltar que Luciano Castro interpreta neste espetáculo um ex-lutador de catch convidado para um programa de televisão. O ator descreve que concebeu o personagem como alguém que avança inevitavelmente em direção a um abismo.

“Desde o primeiro momento, eu pensei em como me mover e me expressar para transmitir essa queda”, detalhou. Além do desafio artístico, o ator ressalta a importância do intercâmbio cultural entre Madri e Buenos Aires sustentado por este projeto. Ele acredita que a possibilidade de fundir expressões cênicas de diferentes países de língua espanhola é um gesto que transcende contextos políticos.

“Tudo o que tem a ver com a comunidade de língua espanhola e a possibilidade de unir nossas expressões artísticas me parece extraordinário, mas o que mais me importa é que isso continue, que não dependa de uma gestão específica. Eu gostaria que daqui a 20 ou 30 anos ainda estivéssemos falando sobre isso”, assinalou. Com mais de três décadas nos palcos, De Castro encara essa experiência como um ponto significativo em sua trajetória. “Tenho 50 anos. Atuo desde os 17 e continuo aprendendo o tempo todo. Estar em Madri significa poder mostrar tudo o que aprendi e todo o caminho que percorri. Que me vejam, que notem que sou parte de uma grande obra”, destacou à Europa Press. Quando se dirige às novas gerações de atores, ele evita dar conselhos diretos, mas oferece uma mensagem clara: “A única coisa que diria a um jovem é que nunca pare de tentar, nem no trabalho e muito menos na vida. Acho fundamental encorajá-lo, manter esse fogo aceso, apoiá-lo muito”.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!