Assim é a torre impressa em 3D mais alta do mundo

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Situado ao sul de Zurique (Suíça), o pacífico vilarejo de Mulegns ganhou nova vida com a inauguração de uma torre singular, a Tor Alva, também conhecida como Torre Alva ou Branca. Os níveis da construção se conectam por meio de uma grande escada em espiral: à medida que se sobe, a paisagem montanhosa ao redor se integra ao edifício.

Construída sobre uma antiga ferraria, o novo prédio de quatro andares, com cerca de 30 metros de altura, foi inaugurado há alguns meses. Atualmente, pode ser visitado por meio de tours guiados que proporcionam aos viajantes vistas panorâmicas do vale de Julier. No último andar, há um recinto com capacidade para 45 espectadores e um palco, usado como espaço para eventos culturais e artísticos.

Após cinco anos, a estrutura será desmontada para ser reerguida em outro destino. A torre é construída com componentes de concreto impressos em 3D. De acordo com os criadores, esta é a primeira vez que o método de impressão 3D é utilizado para componentes estruturais; até então, só havia sido usado para elementos decorativos.

O objetivo da torre de Mulegns é se tornar um atrativo turístico para evitar que o vilarejo desapareça. O projeto foi resultado da colaboração do arquiteto Michael Hansmeyer e dos professores da ETH Zurich Walter Kaufmann, Robert Flatt e Benjamin Dillenburger, trabalhando a pedido da entidade Nova Fundaziun Origen. A torre foi impressa em partes e posteriormente montada no local.

Com um design inspirado em uma rede de colunas de concreto que formam camadas semelhantes a um bolo, a torre foi concebida em referência à tradição culinária do Cantão de Grisões. Cada componente foi elaborado por robôs que aplicaram o concreto camada por camada e reforçaram com anéis de aço, sem a necessidade de cofragem.

A torre utiliza concreto branco em toda a estrutura, com características especiais, como a suavidade de sua superfície ao ser extrudida pelos braços robóticos. Cada componente é unido aos outros por parafusos e cabos para formar uma estrutura desmontável. Foi usada uma receita de concreto que endurece rapidamente com aditivos específicos.

Os níveis da construção se conectam por meio de uma grande escada em espiral. À medida que se sobe, a paisagem montanhosa ao redor se integra ao edifício. O projeto de resgate da torre de Mulegns combina design digital, tradição, memória cultural e sustentabilidade, apresentando uma ideia criativa que pode ser aplicada a outras áreas do mundo com problemas semelhantes.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!