A jornada 14 do Torneio Clausura 2025, o segundo torneio da temporada da Associação de Futebol Argentino (AFA), encerrou nesta segunda-feira sem novas equipes classificadas para as oitavas de final, mas com alterações nas primeiras posições das tabelas de classificação dos grupos: Boca e Unión de Santa Fe voltaram ao topo do Grupo A, enquanto o Rosario Central ficou sozinho na liderança do Grupo B.
Todos os jogos do campeonato podem ser acompanhados ao vivo pelo site canchallena.com, onde também estão disponíveis as classificações de cada grupo e as tabelas anual, de médias de pontos e de artilheiros.
No Grupo A, o Boca venceu o Estudiantes em La Plata por 2 a 1 e lidera com 21 pontos ao lado do Unión de Santa Fe, que venceu o Newell’s em Rosario por 1 a 0. A equipe de Buenos Aires está na frente devido à melhor diferença de gols (+12 contra +7). O Central Córdoba de Santiago del Estero empatou com o Racing em 0 a 0 e caiu para o terceiro lugar com 22 pontos, um a mais que o Barracas Central que venceu o Argentinos Juniors por 2 a 0. O Estudiantes e o Banfield subiram para o sexto lugar graças à vitória no clássico contra o Lanús por 2 a 1.
A Academia, por sua vez, segue fora da zona de classificação para os playoffs com 19 pontos. A equipe de Gustavo Costas divide a pontuação com o Belgrano de Córdoba, Tigre, Defensa y Justicia e Huracán, ficando atrás do Belgrano e do Tigre, que empataram entre si, devido ao saldo de gols. A diferença é tão pequena que há apenas cinco pontos de diferença entre os 12 primeiros clubes até o 12º lugar, ocupado pelo Argentinos Juniors.
No Grupo B, o Rosario Central venceu o Instituto em Córdoba por 3 a 1 e lidera sozinho com 30 pontos, pois o Deportivo Riestra perdeu no Nuevo Gasómetro para o San Lorenzo por 1 a 0. O Lanús e o Vélez não aproveitaram o tropeço do Deportivo Riestra e permanecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente, após suas derrotas para o Banfield e o Talleres de Córdoba por 1 a 0.
O San Lorenzo subiu para a quinta posição com 22 pontos, deixando para trás o River Plate com 21 pontos. O River Plate sofreu mais um revés, desta vez para o Gimnasia de La Plata por 1 a 0 no Monumental, acumulando apenas uma vitória e cinco derrotas nos últimos seis jogos. O Independiente deixou a última posição pela primeira vez no torneio, graças à vitória sobre o Atlético Tucumán por 3 a 0 e, embora ainda tenha chances de chegar aos playoffs, depende de um milagre.
O Torneio Clausura conta com os mesmos 30 clubes do Torneio Apertura. As equipes foram divididas em dois grupos, assim como no primeiro torneio, e se enfrentam em partida única em cada grupo. Cada clube disputa 16 jogos, enfrentando os outros 14 times de seu grupo, além de um jogo interzonal e um clássico. Após a primeira fase, os oito melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final, onde já garantiram vaga o Rosario Central, o Deportivo Riestra, o Lanús e o Vélez. A partir daí, haverá confrontos de mata-mata em jogo único até a definição do campeão na final.
Os pontos conquistados pelas equipes no Clausura 2025 são contabilizados nas tabelas anual e de médias de pontos. Através da primeira, serão distribuídas vagas para a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2026, sendo que o último colocado será rebaixado para a Primera Nacional junto com o pior da média de pontos deste ano, levando em consideração os resultados dos campeonatos de 2023, 2024 e 2025.