O presidente argentino, Javier Milei, gosta de se representar como um leão. A presidente de Madri, Isabel Díaz Ayuso, estendeu o tapete vermelho para ele na capital espanhola nesta sexta-feira e o leão começou a rugir. Seus rugidos não se dirigiram apenas contra o presidente do governo, Pedro Sánchez, um inimigo em comum. Sob o olhar atento de sua anfitriã e na sede institucional da Presidência da Comunidade de Madri, Milei fez um discurso frontalmente contrário aos princípios do Estado social e democrático de Direito consagrados pela Constituição espanhola. Ele proclamou que a justiça social é “um monstro horrível, empobrecedor […] uma ideia verdadeiramente aberrante, profundamente injusta e violenta”. E ele acrescentou que os impostos são um roubo “porque não são pagos voluntariamente, são pagos à ponto de pistola”.
Milei lançou seu primeiro torpedo contra Sánchez, acusando-o de corrupto sem mencioná-lo, ao afirmar que “sempre há vazamentos” nos impostos arrecadados dos cidadãos em nome da justiça social, já que os fundos públicos são perdidos “nas mãos porosas dos políticos, talvez não diretamente nas mãos do político, talvez nas mãos do companheiro ou do irmão, quem quer entender que entenda “, acrescentou, fazendo uma referência apenas velada à acusação judicial da esposa do presidente do governo, Begoña Gómez, e de seu irmão. Por se essa menção não fosse suficientemente explícita, Milei mencionou explicitamente ao afirmar que “se os socialistas estudassem economia, não seriam socialistas”, para acrescentar: “Uma das exceções é Pedro Sánchez. Ou não compreendeu ou gosta muito do Estado para levar os espanhóis à frente”.
O mandatário argentino se apresentou como alguém “que vem do futuro”, conforme apresentado pela própria Ayuso, para alertar sobre os supostos estragos causados por um socialismo que, segundo suas palavras, é baseado “no ódio, na inveja e no ressentimento” e que não tem escrúpulos em recorrer ao assassinato. Milei colocou no mesmo barco o comunismo, o estalinismo e a socialdemocracia, atribuindo a esta última os crimes históricos dos dois primeiros, e pediu aos espanhóis que se opusessem a essa ideologia “para que o socialismo não arruin…