Buenos Aires se veste de verde para celebrar o dia de São Patrício

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Embora não haja números exatos, estima-se que a Argentina, com meio milhão de descendentes irlandeses, representa a maior população desse origem fora do mundo de língua inglesa. No entanto, quando o calendário marca o 17 de março, aniversário da Festa de São Patrício, padroeiro dessa nacionalidade celta, todos nós nos tornamos irlandeses, por um dia assumimos a carta de cidadania.

Haverá verde em roupas e chapéus clássicos, veremos bandeirinhas e elementos com trevos, a diversão será sentida nos bares, a cerveja simbólica terá muita espuma (ainda mais em uma cidade muito cervejeira), as gaitas serão ouvidas nos desfiles e bandas nos pubs… É uma história que remonta às lutas pela independência da Espanha, porque antes de 1810 viviam aqui cerca de 500 irlandeses, incluindo os prisioneiros das Invasões Inglesas.

Mais tarde, a imigração trouxe contingentes dessa nacionalidade em ondas, embora, é claro, não em números semelhantes às correntes de espanhóis, italianos ou franceses. Eles chegavam no porto e partiam para diferentes destinos rurais da chamada Pampa Húmeda, formando cidades como Mercedes, San Antonio de Areco, San Andrés de Giles, Lobos, Chivilcoy ou Suipacha.

Nomes conhecid…

**Continua no próximo comentário**

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!