Charly García acaba de lançar um antigo-novo tema. “Antigo”, porque se trata de uma música que apareceu em seu álbum Kill Gil, de 2010; “novo”, porque esta versão conta com a voz de Sting. Ontem se chamava “In The City That Never Sleeps”, hoje o nome foi encurtado para “In The City”. Foi finalmente lançado na noite de quinta-feira. Tem Charly como protagonista e Sting em parte da música. E apesar de cada um se movimentar em seu próprio e atual estilo, tudo se mescla perfeitamente.
A voz de Charly surge como de dentro de uma caverna; sai para o mundo exterior, para aquela cidade que ele considera como seu lugar no mundo. Sempre em inglês (assim como a música original), ele fala de uma cidade que nunca descansa, mas que lhe serve como um lugar para dormir sozinho, para encontrar seu lar, para não se preocupar com o que tem que dizer e onde pode fazer tudo à sua maneira.
Se procurarmos conexões (embora nem a letra nem a música tenham exatamente a ver com isso), Sting vez falou sobre ser “inglês em Nova York”. E é essa mesma cidade que serve de inspiração para a ode de Charly. Sua voz, com a discrição de suas atuais possibilidades, se entrelaça com a marca rítmica dos instrumentos e a de Sting se soma harmoniosamente para adicionar suas cores habituais.
Embora se conheçam desde 1988, quando compartilharam o palco na turnê da Anistia Internacional, esta história começou na última visita do astro inglês a Buenos Aires. Seu guitarrista – o argentino-britânico Dominic Miller – convidou Charly para o show que foi realizado no final de fevereiro passado no Movistar Arena. Juntos, com a presença de Alejandro Lerner e outros músicos amigos, conversaram por vários minutos nos camarins. A ideia ficou latente até começar a tomar forma. Miller gravou as guitarras; Diego López de Arcaute, a bateria, e Charly se ocupou do resto dos instrumentos. As gravações locais foram feitas na Happy Together Music & Unísono, e as de Dominic e Sting no Permanent Waves Studios. Depois, tudo foi masterizado por Ted Jensen, na Sterling Sound, um engenheiro de som que trabalhou em vários discos de García.
O tema já está disponível em plataformas digitais e também pode ser adquirido como um single de vinil. Além disso, foi lançado com um vídeo realizado por Belén Asad, onde aparecem os dois cantores, em táxis diferentes, circulando por essa cidade ideal, além de algumas sequências com Miller tocando no metrô. Essa colaboração surgiu de forma natural, quando nos encontramos nos camarins antes de seu show – lembrou Charly. Sempre fui um grande admirador de seu som e forma de compor. Era uma música que já havia escrito e que, além de ser em inglês, achei perfeita para a voz de Sting no refrão. Me emocionou ouvir isso em minha música”. Por sua vez, Sting afirmou: “É uma honra cantar com Charly, então foi fácil cantar com entusiasmo e do coração. Foi divertido arranjar e combinar as harmonias. Elas serviram à música, mas também foram uma mensagem musical divertida para ele”.