A seleção de futebol do Chile chegará à Copa América 2024 nos Estados Unidos com o peso de uma “geração de ouro” que está se despedindo e com o objetivo de encontrar renovação. O time comandado pelo técnico argentino Ricardo Gareca tentará repetir a façanha do bicampeonato de 2015 e 2016 —sendo este último conquistado também em solo estadunidense— e deixar para trás os fracassos que significaram sua ausência nas Copas do Mundo da Rússia 2018 e Catar 2022.
A equipe chilena chegará a essa nova competição com alguns jogadores que fizeram parte dos elencos que foram campeões da América. O goleiro Claudio Bravo, o atacante Alexis Sánchez e o meio-campista Mauricio Isla estarão acompanhados por uma delegação composta principalmente por jovens jogadores. Os grandes ausentes serão Gary Medel e Arturo Vidal, dois ícones dos melhores tempos da seleção nacional.
O Chile integra o grupo A do torneio juntamente com Argentina —atual campeã—, Peru e Canadá. O time chileno enfrentou os argentinos em 29 ocasiões, com 21 vitórias para a “albiceleste” e oito empates. Com os peruanos, são 21 jogos com oito vitórias chilenas, seis empates e sete derrotas. O confronto contra o Canadá será inédito, pois é a primeira vez que os norte-americanos participam de uma Copa América.
O Chile fará sua estreia no torneio contra o Peru, em uma partida programada para sexta-feira, 21 de junho, às 20h, horário chileno. A seguir, enfrentará a Argentina na terça-feira, 25 de junho, às 21h, horário chileno. E o último jogo da fase de grupos será contra o Canadá no sábado, 29 de junho, às 20h, horário chileno.
A seleção chilena se deslocará por diferentes locais dos Estados Unidos para disputar suas partidas. A estreia contra o Peru será no AT&T Stadium em Arlington, no Texas. Em seguida, enfrentará a Argentina no MetLife Stadium em Nova Jersey. O encerramento da fase de grupos contra o Canadá será no estádio Exploria Stadium em Orlando, na Flórida.
No dia 13 de junho, o técnico Ricardo Gareca divulgou a lista de jogadores que viajarão para os Estados Unidos para disputar o torneio. Em 16 de maio, o treinador havia publicado uma lista provisória de jogadores, destacando a inclusão dos veteranos Bravo, Sánchez, Isla, Marcelo Díaz e Eduardo Vargas. Chamou a atenção a ausência de Vidal, Medel e Charles Aránguiz, jogadores que até alguns anos atrás eram peças fundamentais da seleção. As novas adições que renovaram a equipe para esta nova edição da Copa América incluem Ben Brereton, Nicolás Fernández, Matías Catalán, Víctor Dávila, Paulo Díaz e Brayan Cortés.
A formação titular dos jogadores chilenos na Copa América, considerando a convocação dos jogadores e o último amistoso contra o Paraguai em Santiago do Chile, será a seguinte: Claudio Bravo no gol; Mauricio Isla, Matías Catalán, Igor Lichnovsky, Gabriel Suazo como defensores; Erick Pulgar, Marcelino Núñez e Diego Valdés no meio-campo; Alexis Sánchez, Víctor Dávila e Eduardo Vargas no ataque.