“Buscámos criar um tipo de acomodação diferente”, resume Magalí Parra, gerente do Underground Capsule, o primeiro hotel cápsula da Argentina e da região, localizado em Ushuaia, em frente ao histórico Presídio do Fim do Mundo. “É o único desse estilo em toda a América do Sul”, detalha Parra, enquanto traça a jornada de uma ideia que surgiu a partir de uma série de pesquisas que levou-os a descobrir que hoje “os viajantes estão sempre buscando experiências diferentes”. “Percebemos que esse tipo de acomodação estava começando a ser implementado na Europa, especialmente na Islândia, que nos deu o parâmetro por ter um clima semelhante ao da Terra do Fogo”, acrescenta.
Dessa forma, esta proposta inovadora – única em seu estilo – busca redefinir o conceito de hospedagem através de uma experiência íntima e tecnológica que até então só poderia ser encontrada em cidades de vanguarda em outras partes do mundo. O Underground Capsule é inspirado na popularidade dos hotéis cápsula no Japão: uma opção de hospedagem compacta e eficiente, ideal para aqueles que buscam desfrutar ao máximo as atividades oferecidas na ilha.
As cápsulas individuais foram importadas diretamente do Japão e foram projetadas para oferecer conforto e privacidade em um espaço que aproveita ao máximo cada centímetro. O design das cápsulas e dos espaços comuns é completamente futurista e parece saído de um filme de ficção científica. “É um efeito desejado”, garante Parra.
Existem duas opções de cápsulas: a Space Capsule Individual de 2 m² e a Space Capsule XL de 3,2 m², com preços de US$ 45 e US$ 65 respectivamente, com café da manhã incluído. Cada unidade possui televisão, fones de ouvido, cofre, carregadores, alarme luminoso e opções de iluminação personalizável. Ao entrar, cada hóspede troca de calçado para garantir a limpeza de sua cápsula e da área de descanso.
“Esta é uma proposta para aqueles que desejam viver uma experiência diferente, com todas as comodidades de uma hospedagem tradicional, mas em um formato e com detalhes que o tornam completamente único”, destaca Parra.
O Underground Capsule também conta com uma série de espaços comuns projetados para otimizar a experiência, como armários, banheiros privativos, áreas de ducha, uma sala de estar e uma cozinha compartilhada. O espaço é complementado por dois murais de um artista local, que dão um toque de arte e cor ao ambiente minimalista do hotel. “É um investimento que acompanha a constante mudança e dinamismo nas formas que costumávamos viajar. É preciso se adaptar às novas gerações e oferecer ao destino uma oferta mais ampla e inovadora”, diz Parra.
A localização também é privilegiada: em frente ao Presídio do Fim do Mundo, no coração de Ushuaia. Essa proximidade com um ícone turístico da cidade reforça a atração para visitantes de todas as partes do mundo. “Recentemente, tivemos nosso primeiro hóspede, um rapaz da Flórida, e é um claro exemplo dos viajantes que procuram esse tipo de hospedagem: nômades digitais, aventureiros e turistas em busca de uma experiência única”, compartilha Parra.
O Underground Capsule é pensado especialmente para viajantes ativos e aventureiros, aqueles que vão para Ushuaia para aproveitar cada dia de atividade, tanto no verão quanto no inverno. “Ushuaia no verão permite desfrutar ao ar livre desde muito cedo, com dias longos, e no inverno as atividades na montanha e o esqui são os protagonistas. São opções que muitas vezes deixam em segundo plano a hospedagem tradicional, e é aí que entra essa proposta cápsula: é ideal para aqueles que desejam aproveitar o dia todo em contato com o ambiente e depois descansar em um espaço funcional e privado”, explica Parra.
Dessa forma, Ushuaia acrescenta uma nova proposta inovadora em termos de hospitalidade, uma alternativa que atende às novas demandas dos viajantes globais, e impulsiona o destino que, a partir do Fim do Mundo, olha para o futuro.