Como está a tabela de classificação da Liga Profissional e a classificação para as copas de 2025

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

O título da Liga Profissional ficou reduzido a três candidatos, faltando uma rodada para o final do campeonato, embora o Huracán só vá disputar sua partida da rodada 26 nesta segunda-feira, quando recebe o Platense no Parque de los Patricios às 21h30. O Fortín perdeu para o Unión em Santa Fé por 1 a 0 e manteve a liderança, mas o Talleres de Córdoba deu o golpe ao vencer neste domingo o Gimnasia em La Plata por 1 a 0, nos minutos finais. Em caso de igualdade de pontos na última rodada, o Vélez sairia beneficiado. A razão? Sua diferença de gols. Nesse cenário, o Talleres e o Vélez igualariam em pontos, não mudando a história. O saldo de gols é o critério primordial em caso de igualdade de pontos, inclusive para o primeiro lugar. E nesse quesito, a equipe comandada por Gustavo Quinteros tem +20. Já o conjunto cordobês tem +9. Uma vantagem praticamente inatingível.

O que diz o regulamento da Liga Profissional especificamente sobre a definição do campeonato? Em caso de empate nas posições, estipula o seguinte: Se no final do torneio LPF 2024 dois ou mais times empatarem em uma posição (incluindo o primeiro lugar) na tabela final de classificação, a mesma será definida da seguinte forma:

O Racing, por sua vez, ficou fora da disputa, desperdiçando uma oportunidade imbatível de conseguir a dobradinha, após a conquista da Copa Sul-Americana vencendo o Cruzeiro, do Brasil. A derrota no Madre de Ciudades por 3 a 1 contra o Central Córdoba a condenou a ser espectadora e não protagonista da definição do torneio: soma 43 pontos, 5 a menos que o Vélez, quando restam apenas 3 em jogo. Mesmo o treinador Gustavo Costas foi duro em sua mensagem: “Nos custa, não é desculpa, mas depois de viver o que vivemos, o alcançado, o corpo começa a cobrar seu preço. Era difícil se reajustar, mudar o foco. Hoje foi muito difícil. Que o ano termine logo. Temos que mudar o foco rapidamente, nos preparar para o que vem, temos que nos empenhar de novo e seguir em frente. Não podemos nos contentar só com isso. O Racing é uma grande equipe, temos que continuar pensando em conquistar coisas importantes”, e apontou principalmente para 2025, onde o treinador pretende continuar, embora antes deva renovar seu contrato após as eleições que ocorrerão no clube: “Não posso reclamar deste grupo, estou orgulhoso deste grupo. Eles nos animaram novamente contra Rosario, fizeram uma partida espetacular… O recado é que temos que seguir, não nos acomodar, não podemos ser medíocres e nos contentar com isso. Levar o Racing ao topo, no ano que vem temos que lutar por coisas importantes”.

Mas também há o “outro campeonato” que diz respeito à classificação para a Copa Libertadores e para a Copa Sul-Americana. River e Boca estão há muito tempo pressionados para garantir uma vaga na principal competição internacional da América do Sul e por isso havia certa tensão nos duelos deste domingo contra Rosario Central e Newell’s, respectivamente. O que se refere à tabela anual.

No que diz respeito à tabela anual, já há cinco times confirmados para a próxima Copa Libertadores, com o seguinte detalhe: A vitória da Academia em Assunção liberou uma vaga extra para o nosso país no maior torneio continental. Será necessário aguardar para conhecer os campeões da Liga (Vélez, Talleres ou Huracán) e da Copa Argentina (Vélez ou Central Córdoba) para determinar os últimos lugares disponíveis na Libertadores. Para a Copa Sul-Americana irão os seis melhores times seguintes da classificação da temporada.

O River goleou o Rosario Central por 4 a 0, com gols de Pablo Solari (2), Miguel Ángel Borja e Gonzalo Pity Martínez, de pênalti. Foi uma noite especial e todos os jogadores foram abraçar Marcelo Gallardo após cada gol. Afinal, o Muñeco sofreu o falecimento de seu pai neste sábado, na véspera da partida no Monumental. Muito emocionado, o treinador agradeceu o carinho recebido pelos torcedores e pelos jogadores. E com esse resultado o Millonario se classificou para a Copa Libertadores 2025.

O Boca venceu o Newell’s por 1 a 0 em Rosario com gol de Kevin Zenón e deu um passo importante para participar do principal torneio continental, já que garantiu -pelo menos- uma vaga na Repescagem da Copa Libertadores. A única combinação que prejudicaria o Xeneize seria se o Central Córdoba saísse campeão da Copa Argentina (joga a final com o Vélez nesta quarta-feira, em Santa Fé) e o Huracán se sagrasse campeão da Liga Profissional.

Calendário da rodada 26 da Liga Profissional 2024:

Conforme critérios de

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!