Andavam em busca de um container e o Marketplace os surpreendeu com um ônibus velho e fora de circulação. Assim, com o encontro casual de um anúncio, começou o Bondi Lodge, um original alojamento em Chacras de Coria que há duas temporadas recebe turistas de todo o mundo.
Entre plantas de lavanda, alecrim, orégano e jasmins-do-leite estão os três ônibus reciclados, um com capacidade para quatro pessoas e os outros para mais duas.
O lodge está situado em um terreno de mil metros quadrados ao final de um beco comunitário, que os vizinhos concordaram em fechar com um portão. Entre plantas de lavanda, alecrim, orégano e jasmins-do-leite estão as três unidades que hoje compõem o complexo: a maior – a primeira que conseguiram – tem trinta metros quadrados e acomoda quatro pessoas, e as outras duas, localizadas ao seu lado, são um pouco menores e podem receber apenas dois hóspedes.
“Quando chegaram os ônibus velhos, os vizinhos nos convocaram para uma reunião: pensaram que estávamos fazendo um cemitério e que iríamos desvalorizar suas casas”, lembra Jano Montilla, sócio juntamente com seu primo, Fausto Omati.
Maira García Chacarita era na realidade o bairro portenho onde estavam duas das unidades (a outra estava em um depósito da Andesmar), que depois de um trabalho cuidadoso de meses conseguiram reformar com comodidades inimagináveis: um chuveiro potente de água quente, melhor do que os de qualquer hotel, wi-fi, camas e sofás confortáveis, móveis de qualidade e o aproveitamento engenhoso de cada espaço. Boa parte dos assentos dos ônibus foi utilizada para as áreas comuns ou para o espaço de jardim e churrasqueira que cada unidade possui.
“Trabalhar com um container é muito mais fácil, é como uma folha em branco. Mas o ônibus tem suas janelas, sua estrutura, foi difícil todo o trabalho de adaptação, muito artesanal e personalizado”, conta Montilla. Em determinado momento da obra, perceberam que precisavam fixar os ônibus ao chão e tiveram que chamar guindastes para levantá-los e colocar uma placa de cimento por baixo.
Dedicados à administração do Airbnb na região de Vistalba e Chacras de Coria – hoje têm mais de 40 acomodações -, durante a pandemia, Jano e Lucas se viram com o turismo em pausa e com algumas economias. Tinham um terreno de suas mães em Chacras de Coria e a ideia de aproveitar esses meses de pausa para montar algo próprio. A primeira ideia foi comprar containers, mas o anúncio no Marketplace mudou o projeto. A preço de sucata conseguiram três unidades com muito potencial.
O ônibus tem uma cozinha super equipada, sala de jantar, um pequeno quarto, um banheiro completo e um quarto principal com cama de casal. Maira García
Enquanto dirigiam a obra, contrataram um paisagista para o jardim. Em sintonia com o conceito, propuseram plantar espécies de baixo consumo de água, que não precisassem de irrigação por meses. Apenas 15% é grama.
O primeiro a ser inaugurado foi o maior, que possui uma cozinha com sala de jantar ao entrar, um pequeno quarto, um banheiro completo e um quarto principal com cama de casal. É dotado de materiais nobres, muita luz e uma cozinha super equipada para não precisar sair para comer fora. Embora se os hóspedes preferirem sair, Jaime cuidou de montar um guia organizado com as melhores opções da região.
Continuaram com uma unidade dividida em compartimentos: o quarto é separado da sala de estar pelo banheiro. Na terceira e última, no entanto, decidiram experimentar um formato loft, que proporciona maior amplitude; apenas o banheiro tem seu espaço separado.
O complexo é muito popular nas redes e é cobiçado por estrangeiros. Maira García Nos demais alojamentos que administram, a maioria dos hóspedes são argentinos e chilenos, mas no Bondi Lodge também se hospedaram europeus, alemães, franceses, famílias com crianças, casais grandes, o público é diversificado. Todos chegam em busca de uma hospedagem diferente.
Poucos meses após a abertura, veio do Paraguai a influenciadora Drea León (@bydrealeon), que viaja pelo mundo em busca de acomodações exóticas e glampings. Seu vídeo do Bondi Lodge se tornou viral e teve mais de 5 milhões de visualizações: no mesmo dia conseguiram 65 mil novos seguidores e uma tonelada de consultas. Os preços por noite variam de 60 a 80 dólares.
“Não sabemos se vamos expandir o lodge. Por enquanto nosso objetivo é trabalhar na experiência. Temos muitas ideias para que seja como um Disney do ônibus. Estamos felizes por ter encontrado um conceito: transformamos o que é considerado sucata ou inútil em algo legal, diferente”.