Controvérsia e correção: a FIFA se retificou depois de deixar o Boca fora da lista de campeões intercontinentais.

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A FIFA publicou em seu site oficial a forma de disputa da renovada Copa Intercontinental, mencionando todos os campeões do mundo. No entanto, Boca não aparece na lista, apesar de ter conquistado dois títulos em 2000 contra o Real Madrid e em 2003 diante do Milan. No entanto, em uma nota separada, explicou-se por que esses títulos são reconhecidos como oficiais.

A Copa Intercontinental começou a ser disputada em 1960, após a primeira Copa Libertadores. Era um jogo entre o campeão da América, representante da Conmebol, e o vencedor da Europa, representado pela UEFA.

Exceto em 1975 e 1978, quando não foi disputada devido a conflitos de calendário, o torneio foi realizado ininterruptamente até 2004. A FIFA não reconhece oficialmente as últimas cinco edições devido ao início do Mundial de Clubes em 2000, que teve a primeira edição vencida pelo Corinthians.

Em 2000, o Boca venceu o Real Madrid na final da Copa Intercontinental, mas a FIFA não considerou esse título como campeonato mundial, pois foi atribuído oficialmente ao Corinthians. A situação se repetiu em 2003, quando o Boca venceu o Milan nos pênaltis. No entanto, a FIFA corrigiu a lista, incluindo o Boca e outros clubes prejudicados.

Os títulos conquistados pelo Boca em 2000 e 2003 são oficiais e contam como títulos internacionais, apesar de não serem considerados campeonatos mundiais pela FIFA, pelo menos até a última publicação oficial.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!