Dezenas de milhares de argentinos comemoram a prorrogação da Lei de Netos espanhola com a qual aspiram à nacionalidade

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Recentemente, o Governo espanhol aprovou a prorrogação por um ano da Lei da Memória Democrática, o que foi recebido com entusiasmo por muitos argentinos descendentes de imigrantes que chegaram ao país no século passado. O consulado de Buenos Aires tem recebido um grande número de solicitações para herdar a nacionalidade espanhola de seus pais e avós, o que tem causado grande demanda. Até o momento, mais de 15.000 argentinos conseguiram se registrar como espanhóis em Buenos Aires, com um total de mais de 105.000 pedidos entregues.

A Lei de Nietos, em vigor desde outubro de 2022, tem aberto caminho para a obtenção da cidadania a descendentes de espanhóis que fugiram da Guerra Civil ou se exilaram durante a ditadura franquista, bem como para aqueles cujos pais, avós ou bisavós eram originariamente espanhóis. Além de fornecer acesso à União Europeia, essa medida ajuda a reconstruir a memória de muitas famílias com raízes imigrantes e completa a identidade daqueles que se sentem herdeiros de duas tradições culturais.

A Argentina possui a maior comunidade espanhola no exterior, e a medida pode beneficiar um grande número de argentinos, agregando maior sinergia entre os dois lados do oceano Atlântico. Este processo de obtenção da cidadania permite que as famílias descubram e reconstruam suas histórias e raízes, muitas vezes desconhecidas pelas gerações mais antigas.

Para se manter atualizado sobre as notícias da América Latina, assine a newsletter de EL PAÍS América.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!