Do retorno de Trevor Noah às cápsulas históricas da Ordem Mundial: podcasts que revisitam agosto.

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Em agosto, não costumam ser lançados muitos podcasts, mas aproveitamos este mês de verão para recomendar quatro títulos que merecem uma audiência pelos episódios já publicados até o momento, para colocar em dia.

Um fenômeno social argentino

Apesar do último episódio ter sido lançado em abril de 2023, “La cruda”, a coleção de histórias singulares contadas em primeira pessoa compiladas por Migue Granados, continua sendo um dos podcasts mais ouvidos na Argentina. Talvez tenha contribuído para isso o fato de que seu criador tenha anunciado uma nova temporada, agora em formato de videopodcast, já em gravação. As histórias que surgem dessas conversas íntimas são bastante universais, de modo que qualquer ouvinte de língua espanhola pode recuperar os episódios anteriores durante este mês de verão. Seu impacto foi tão grande na Argentina que é o primeiro podcast declarado de Interesse Cultural pela Legislatura da Cidade de Buenos Aires. Em seu arquivo, é possível encontrar a história de uma criança oculta durante o Holocausto, a de uma mulher que decide adotar uma garota de 14 anos e uma entrevista com Ingrid Betancourt, a política que foi sequestrada pelas FARC.

A história de Fátima

“10 mulheres” é um podcast criado pela Dudas Media, produtora de “Se regalan dudas”, que conta a história, sonhos e vida de 10 mulheres que foram vítimas de feminicídio. Em cada episódio, prestam homenagem à memória delas, com nome completo, para evitar reduzir suas histórias à forma como foram assassinadas, a um número ou a um processo. Os Prêmios Ondas Globais de Podcast deste ano premiaram como melhor episódio aquele dedicado a Fátima Varinia Quintana Gutiérrez, de Lerma, Estado do México. Ela ia para a escola todos os dias e adorava brincar com seu irmão. Sonhava em ser médica, para cuidar de seu pai. Mas, como já mencionado, este podcast esconde mais histórias.

Efemérides oportuna em pílulas sonoras

Outro grande conteúdo de “El Orden Mundial” com o qual eles analisam o presente é “Hoy en la historia”, uma seleção de pílulas diárias, com duração de cinco a sete minutos, que focam em uma efeméride do dia. No último dia 1º de agosto, eles dedicaram o episódio para relembrar o Levante de Varsóvia de 1944, o maior levante civil contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Em 22 de julho de 1944, em outro episódio recente, foram assinados os Acordos de Bretton Woods, que continuam a ditar as bases da economia internacional. Como sempre, não deixam ponta solta.

Em inglês: a nova vida de Trevor Noah

Trevor Noah, nascido em Joanesburgo há 40 anos, vítima do apartheid e da violência familiar, tornou-se um ídolo improvável das massas nos EUA de Donald Trump quando começou a apresentar “The Daily Show” e seu livro de memórias, “Born A Crime”, tornou-se um bestseller. O comediante e escritor deixou o programa que o tornou famoso no final de 2022 e, desde o ano passado, lançou um podcast, intitulado “What Now? with Trevor Noah”, onde combina análises sociais e políticas com humor e sua visão peculiar. Ele foi um dos primeiros a abordar a crise sanitária desencadeada pela Ozempic e até agora conversou com convidados tão diversos como a cantora e atriz Janelle Monáe e o empresário e filantropo Bill Gates.

Você pode seguir a EL PAÍS Televisão ou inscrever-se para receber nossa newsletter semanal.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!