Em Buenos Aires: onde comer o melhor pastrami para celebrar Rosh Hashaná

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A esquina de Thames e Vera, no bairro de Villa Crespo, é um local conhecido onde as pessoas costumam fazer fila aos finais de semana ao meio-dia. Lá dentro, Clarisa Krivopisk sorri feliz como uma avó recebendo seus netos. Filha de um romeno e uma russa, Clarisa cresceu cercada de kreplaj, varenikes e outras especialidades da Europa Central; por isso, ao se formar como “cozinheira profissional” no Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), decidiu voltar às suas raízes. Seu conhecimento acadêmico a ajudou a organizar a cozinha de La Crespo, mas na hora de pensar em uma receita, ela fecha os olhos e tenta imaginar sua mãe passo a passo.

O salão transborda alegria, com uma decoração simples mas inteligente, com toques de cores nas cortinas e nos quadros originais de Atlanta e do bairro. Nas mesas, se misturam gerações, desde os millennials até os avós de cabelos brancos: as receitas típicas sefarditas e ashkenazis, hoje recriadas de forma moderna, atraem um público diverso.

Clarisa destaca que o Rosh Hashanah é um dos momentos de maior demanda do ano, embora seu restaurante tenha um público “muito heterogêneo, não apenas da comunidade, mas também o público em geral e os turistas”. “Estamos nisso desde 2001, com local na rua desde 2010, vamos completar 15 anos e vamos comemorar: temos planos de crescimento”, anuncia.

O pastrami é a estrela de La Crespo. O sanduíche de pastrami, feito com tapa de asado curada e especiada, é a especialidade do local. Clarisa o prepara de forma especial e serve com pepinos agridoces e uma emulsão de mostarda de Dijon e cebolas caramelizadas.

Outro destaque é o bagel de salmão, feito com salmão ahumado, alcaparras, cebola roxa e queijo creme. Além disso, há opções como knishes de papa ou queijo azul e os latkes, servidos com creme azedo e maçã.

Para finalizar, o clássico strudel de maçã ou marmelo adoça a experiência gastronômica. A La Crespo oferece serviço de delivery e está aberta de terça a domingo para almoço.

Ambiente familiar, boa comida e tradições culinárias que encantam diferentes públicos são o segredo do sucesso deste restaurante especializado em gastronomia judaica.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!