Na próxima quarta-feira, os estudantes de Nova York não terão aulas devido ao início do Ano Novo Lunar. Esta é uma celebração de origem asiática que foi declarada feriado escolar público pela governadora Kathy Hochul. Dessa forma, todas as escolas do estado serão fechadas em comemoração à festividade pela primeira vez na história.
Nas semanas seguintes, Nova York se tornará o primeiro estado a fechar suas escolas para celebrar o Ano Novo Lunar. Embora seja um feriado oficial desde setembro de 2023, na última vez que ocorreu era um sábado e os alunos não tiveram um dia livre adicional. Por isso, este ano marcará um fato sem precedentes com as instituições não funcionando durante o início do ano do Signo.
“Reconhecer o Ano Novo Lunar como feriado estadual é enviar uma mensagem aos americanos de origem asiática e a todos os nova-iorquinos: os americanos de origem asiática são nova-iorquinos e pertencem a este lugar”, afirmou Grace Lee, deputada de Nova York, à NBC News. E acrescentou: “Acredito que também é um reconhecimento das muitas contribuições que os americanos de origem asiática fizeram para a história de Nova York”.
De acordo com a NBC News, a cidade de Nova York conta com uma importante população de americanos de origem asiática. Esse grupo racial demográfico é o que mais cresce no estado e, segundo os dados de matrícula nas escolas públicas do ano letivo 2023-24, representa cerca de 10% dos alunos. Além disso, a porcentagem sobe para 18,7% se considerarmos apenas as instituições da cidade de Nova York.
Diante disso, a governadora Kathy Hochul modificou a lei de educação e declarou o Ano Novo Lunar asiático como feriado escolar público em todo o estado. Esta legislação (A.7768/S.7573) exige que todas as escolas públicas fechem durante o feriado, que muda a cada ano, e inclui o Ano Novo Chinês, o Seollal na Coreia, o Tet no Vietnã, entre outros.
“Determinar o Ano Novo Lunar como feriado escolar oficial é um passo importante para reconhecer a importância da comunidade AAPI de Nova York e a rica diversidade que torna Nova York tão incrível”, expressou Hochul em um comunicado oficial. “Não é apenas um dia livre de aulas, é uma oportunidade para que nossas crianças aprendam e celebrem suas próprias culturas e tradições ou as de outros países”, acrescentou.
Dessa forma, apesar de as escolas da cidade de Nova York começarem a reconhecer o feriado há cerca de sete anos, foi declarado como tal há dois. “Tivemos um número recorde de legisladores asiático-americanos tanto na Assembleia Estadual quanto no Senado Estadual, e acredito que essa representação realmente importa”, disse Lee.
Segundo o National Geographic, o Ano Novo Lunar também é conhecido como Festival da Primavera ou Ano Novo Chinês. É a celebração mais importante da China e das comunidades chinesas, embora também seja comemorada no Vietnã, Coreia, Malásia e Singapura.
Como o próprio nome sugere, essa data marca o início de um novo ano no calendário chinês, que difere do gregoriano por ser lunissolar. Isso significa que as datas são determinadas tanto pela lua quanto pelo sol, e o início do ano ocorre quando a lua está no ponto médio entre o solstício de inverno e o equinócio da primavera.
Assim, a data da festividade nunca se repete; enquanto em 2024 foi em 10 de fevereiro, em 2025 será em 29 de janeiro, dia que marcará o início de mais de duas semanas de rituais a cada dia. Além disso, o Ano Novo Lunar muda de denominação de acordo com os 12 animais do horóscopo chinês, e desta vez será o ano da Serpente.