Em Nova York: todas as escolas do estado fecharão pela primeira vez na história neste dia de janeiro

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Na quarta-feira, 29 de janeiro, os estudantes de Nova York não precisarão ir para a aula devido ao início do Ano Novo Lunar. A celebração de origem asiática foi declarada feriado escolar público pela governadora Kathy Hochul, o que resultará no fechamento de todas as escolas do estado em razão da festividade pela primeira vez na história.

Nos próximos dias, Nova York se tornará o primeiro estado a fechar suas escolas para celebrar o Ano Novo Lunar. Apesar de ser um feriado oficial estadual desde setembro de 2023, a última vez que ocorreu foi em um sábado, não concedendo um dia livre adicional aos estudantes. Por isso, este ano marcará um acontecimento inédito, com as instituições sem atividades durante o início do ano do Serpente.

“Ao reconhecer o Ano Novo Lunar como feriado estadual, estamos enviando uma mensagem aos americanos de origem asiática e a todos os nova-iorquinos: os americanos de origem asiática são nova-iorquinos e pertencem a este lugar”, afirmou Grace Lee, deputada de Nova York, à NBC News. Ela ainda acrescentou: “Acredito que também é um reconhecimento das muitas contribuições que os americanos de origem asiática fizeram para a história de Nova York”.

Segundo a NBC News, a cidade de Nova York conta com uma significativa população de americanos de origem asiática, que representa cerca de 10% dos estudantes matriculados nas escolas públicas. Essa porcentagem aumenta para 18,7% quando consideramos apenas as instituições da cidade de Nova York.

Diante desse cenário, a governadora Kathy Hochul alterou a legislação educacional e declarou o Ano Novo Lunar asiático como feriado escolar público em todo o estado. Essa medida inclui não apenas o Ano Novo Chinês, mas também o Seollal na Coreia, o Tet no Vietnã, entre outros.

“Ao designar o Ano Novo Lunar como feriado escolar oficial, estamos dando um passo importante para reconhecer a importância da comunidade AAPI de Nova York e a rica diversidade que faz de Nova York um lugar tão grandioso”, declarou Hochul em comunicado oficial. “Não é apenas um dia livre de aulas, é uma oportunidade para que nossas crianças aprendam e celebrem suas próprias culturas e tradições, bem como as de outros países”, complementou.

Assim, mesmo com o início da celebração do feriado pelas escolas da cidade de Nova York há cerca de sete anos, esse marco foi oficializado há apenas dois anos. “Tínhamos um número recorde de legisladores asiático-americanos tanto na Assembleia Estadual como no Senado Estadual, e eu acredito que essa representação realmente importa”, disse Lee.

O Ano Novo Lunar, também conhecido como Festival da Primavera ou Ano Novo Chinês, é a celebração mais importante da China e das comunidades chinesas pelo mundo. A data marca o início de um novo ano no calendário chinês, que é lunissolar e se baseia nas posições da lua e do sol, sendo representado por um dos 12 animais do horóscopo chinês, este ano sendo o da Serpente.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!