Encerraram uma arquibancada do River por uso de sinalizadores e no sábado jogará contra o Banfield com capacidade reduzida

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O Ministério da Segurança da cidade decidiu hoje fechar a arquibancada Centenário Alta no estádio Mâs Monumental para o próximo jogo em que o River Plate jogará em casa. A punição é devido ao uso de pirotecnia não autorizada pelos espectadores no último jogo contra o Atlético Mineiro pela semifinal da Copa Libertadores. O River Plate terá 9652 espectadores a menos no próximo sábado, quando enfrentar o Banfield. Não será permitido entrar com bandeiras de mastro ou com “elementos de celebração que normalmente são permitidos pela Subcomissão do Torcedor”. Também não será permitida “qualquer outra atividade relacionada a comemorações”. O clube terá que colocar uma bandeira grande na arquibancada desencorajando o uso de pirotecnia não autorizada e promovendo a conscientização sobre os riscos associados ao seu uso. Também deverá desenvolver “um plano de ação para detectar e prevenir a presença de pirotecnia e elementos não autorizados nas dependências e setores do estádio.” Foi avisado que, se ocorrer novamente, a punição será ainda mais severa. Na noite passada, a Agência Governamental de Controle (AGC) decidiu fechar o estádio depois que a polícia local confiscou mais de 3600 bengalas no estádio. Parte delas foi encontrada em um banheiro para deficientes da arquibancada Centenário Meio, que tinha um sinal de “fechado”. Era um lote de sete caixas com 1584 bengalas. Outra parte, um total de 2064 em nove caixas, foi encontrada em um depósito no estacionamento. A Unidade de Flagrância Norte foi consultada, que emitiu infrações por manter pirotecnia em “dependências onde ocorrem eventos em massa e omitir medidas de organização e segurança para o responsável pela segurança do clube”. Embora o uso de pirotecnia tenha sido autorizado pelo Comitê de Futebol, essa permissão foi apenas para um local específico com técnicos da empresa de fogos de artifício e por um tempo determinado. Argumentam que isso não foi cumprido porque foi lançado por todo o estádio. A gravidade das sanções na causa, também envolvendo o Ministério Público Fiscal, precisava ser determinada pela Justiça. Para reverter a medida, é necessário ir a um controlador da Direção Geral de Administração de Infrações da Cidade. A decisão afeta a quantidade de torcedores que poderão entrar no estádio no próximo sábado contra o Banfield, o primeiro jogo em casa para o River. O jogo será às 18h e será fundamental para manter a esperança de se classificar para a próxima Copa Libertadores, já que no momento está fora da tabela anual. Ontem, o River Plate sofreu uma derrota dolorosa para o Atlético Mineiro nas semifinais, em que empatou 0 a 0 em casa, mas perdeu por 3 a 0 no Brasil como visitante. Isso resultou na eliminação da Copa Libertadores e na não classificação para a final que, até o momento, será disputada no Mâs Monumental.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!