Río de Janeiro é um destino que oferece de tudo, mas não deixa de ser uma grande cidade. Portanto, após a adrenalina da Cidade Maravilhosa, escapar por alguns dias para uma das praias que estão a algumas horas de carro ajuda a relaxar. Um passeio imperdível por Paraty, Angra dos Reis, Arraial do Cabo e Búzios, para escolher o favorito.
Localizada a 261 quilômetros do Rio de Janeiro, Paraty convida a deixar o século XXI do lado de fora. Seu centro histórico não permite carros, e as ruas irregulares do século XVIII impõem um ritmo lento. Junto com Olinda e Salvador de Bahia, Paraty reúne os conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes do Brasil, o que lhe conferiu o status de Patrimônio da Humanidade desde 2019.
Fundada em 1667, Paraty teve seu auge devido à produção de açúcar, com 250 engenhos, e posteriormente devido ao ouro e pedras preciosas que vinham de Minas Gerais e seguiam de lá para Lisboa. No entanto, os constantes ataques de piratas obrigaram a mudar a rota, e Paraty caiu no esquecimento até quase 1970, quando a rodovia Santos-Rio de Janeiro foi construída e a cidade foi redescoberta pelos turistas.
Hoje, é o destino preferido do público exigente de São Paulo e Rio de Janeiro que vem passar um fim de semana. As casas brancas com janelas e portas coloridas, esquinas sem chanfro e símbolos maçônicos misteriosos nas paredes abrigam muitos ateliês de artistas como o do escultor Carlos Pollock, sobrinho-neto do genial artista norte-americano Jackson Pollock. Restaurantes de alta gastronomia, bares com coquetéis autorais e sorveterias artesanais competem por clientes conhecedores. A produção de cachaça é uma tradição em Paraty, com vários alambiques artesanais onde se pode observar o processo de fabricação.
As igrejas Nossa Senhora dos Remédios e Santa Rita, erguidas em 1772, são duas das construções mais antigas. Santa Rita, com suas duas torres simétricas em frente ao cais, é o cartão postal da cidade. Aproveitando o passeio, são feitas paradas em diferentes ilhas para um mergulho e snorkeling em suas águas cálidas e tranquilas.
O rio Perequé-Açú margeia um dos lados do centro histórico. Após cruzá-lo por uma ponte de pedestres, começa uma caminhada íngreme até o morro do Forte, onde estão as ruínas de um antigo forte português. Do alto, Paraty é vista como uma garça branca ao lado da baía. E fica claro por que esta antiga rota do ouro e refúgio de piratas se tornou o refúgio favorito dos moradores de São Paulo e Rio de Janeiro.