Os colombianos competirão com os argentinos pelo título em uma final que promete um duelo entre duas das grandes seleções do continente. A Argentina, que atualmente é a campeã mundial, venceu a Copa América em quinze edições. Por outro lado, a Colômbia levantou o troféu apenas uma vez.
A equipe de Néstor Lorenzo chegou à competição com força. Eles venceram o primeiro jogo contra o Paraguai por 2-1, depois derrotaram a Costa Rica por 3-0 e empataram em 1-1 com o Brasil, garantindo a liderança do grupo D. Nas quartas de final, eles golearam a seleção panamenha por 5-0, e a vitória sobre o Uruguai por 1-0 lhes deu o tão desejado passe para a final.
A Argentina de Scaloni também iniciou o torneio com o pé direito. Eles ganharam o jogo inaugural do torneio contra o estreante Canadá por 2-0, depois venceram o Chile por 1-0; e o Peru por 2-0. Nas quartas de final, empataram em 1-1 com o Equador, mas acabaram vencendo o país andino por 4-2 nos pênaltis. Finalmente, venceram o Canadá por 2-0 nas semifinais e avançaram novamente para a final, a quarta que disputam nas últimas cinco edições da Copa América.
O jogo de encerramento da edição número 48 da Copa América 2024 será no domingo, 14 de julho, no Hard Rock Stadium em Miami. Milhares de fãs latino-americanos são esperados para assistir estrelas como Lionel Messi, James Rodríguez, Ángel Di María e Luis Díaz em ação.
A partida entre Argentina e Colômbia, que irá definir o campeão da competição, será às 20h, horário da costa leste dos Estados Unidos.
O tão aguardado jogo do torneio poderá ser visto em canais de sinal aberto nos Estados Unidos. Também estará disponível em streaming.
Os ingressos para a final da Copa América ainda estão disponíveis e podem ser adquiridos no site da Conmebol, com preços variando de $1.842 a $6.540. Também estão disponíveis ingressos para o jogo pelo terceiro lugar da competição, entre as seleções do Canadá e Uruguai, que será realizado no sábado, 13 de julho, no Bank of America Stadium, na cidade de Charlotte, Carolina do Norte.
Shakira fará uma apresentação no intervalo da partida final da Copa América. Seu single “Puntería”, parte de seu álbum mais recente “Las mujeres ya no lloran”, foi escolhido como tema oficial da cobertura da Univision da Copa América. A artista tem uma longa história ligada ao futebol, tendo cantado as músicas oficiais das Copas do Mundo de 2010 e 2014.