As semifinais da Copa Libertadores 2025 começarão esta semana com os jogos de ida e o primeiro deles será entre Flamengo e Racing, marcado para a próxima quarta-feira no estádio Maracanã do Rio de Janeiro. A partida será transmitida ao vivo pela TV através dos canais Telefé e Fox Sports, e também estará disponível nas plataformas online Flow, DGO, Telecentro Play e Mi Telefé; além da plataforma digital Disney+ Premium. Em canchallena.com será possível acompanhar minuto a minuto com informações e estatísticas atualizadas instantaneamente.
Antes do duelo, arbitrado pelo venezuelano Jesús Valenzuela Sáez, o amplo favorito para a vitória, segundo as previsões das apostas, é o time local, com uma cota máxima de 1.41 contra 9.0 para a derrota, ou seja, uma vitória para o visitante. O empate está cotado em 5.0.
O Mengão é um dos favoritos ao título devido ao grande número de estrelas em seu elenco, incluindo Alex Sandro, Giorgian De Arrascaeta, Jorginho, Samuel Lino, Saúl, Bruno Henrique, Gonzalo Plata, Pedro e o goleiro argentino Agustín Rossi. No entanto, teve dificuldades para eliminar o Estudiantes de La Plata nas quartas de final, precisando dos pênaltis depois de vencer por 2 a 1 em casa e perder por 1 a 0 como visitante.
A equipe comandada por Filipe Luis tem tido um desempenho irregular no campeonato. Na primeira fase, ficou em segundo no grupo C com 11 pontos, a mesma pontuação que o Liga de Quito e o Central Córdoba de Santiago del Estero, ficando atrás dos equatorianos por diferença de gols. O time venceu três jogos, empatou dois e perdeu em casa para o Ferroviario. Nas oitavas, antes de enfrentar o Estudiantes, eliminou o Internacional com um placar global de 3 a 0 – 1 a 0 no Maracanã e 2 a 0 em Porto Alegre.
O arqueiro argentino Agustín Rossi é um dos destaques do Flamengo.
Por outro lado, a Academia jogará as semifinais da Copa Libertadores após 29 anos, e está focada apenas na série contra o Flamengo. A última vez que chegou entre os quatro melhores da América do Sul foi em 1999, quando perdeu para o Sporting Cristal do Peru, por isso deseja dar um passo adiante e chegar à final.
Diferentemente de seu adversário, a Racing tem tido um desempenho sólido no torneio. Na primeira fase, liderou o grupo E com 13 pontos, resultado de quatro vitórias, um empate e uma derrota; e nas oitavas eliminou o Peñarol do Uruguai por um placar global de 3 a 2. Nos quartos de final superou o Vélez Sarsfield por 2 a 0, com vitórias de 1 a 0 em casa e fora.
A Racing tem o elenco afetado por lesões. O treinador Gustavo Costas não poderá contar com Franco Pardo, que sofreu um estiramento no adutor esquerdo, enquanto Gabriel Rojas trabalha contra o tempo para se recuperar de uma lesão muscular e talvez esteja disponível para o jogo de volta. Além disso, Juan Nardoni, que já recebeu alta médica, e Santiago Sosa retornarão ao time titular, embora não tenham jogado nos últimos jogos devido a várias dores.
Ambos os clubes se enfrentaram sete vezes, com uma vitória para a Racing, duas para o Flamengo e quatro empates. Na Copa Libertadores de 2023, se encontraram no grupo: um empate em 1 a 1 em Avellaneda e vitória do time brasileiro por 2 a 1 em casa.
A outra semifinal da competição será entre o Palmeiras do Brasil e o Liga de Quito do Equador. O jogo de ida acontecerá na quinta-feira em território equatoriano e o jogo de volta, uma semana depois em São Paulo.