A decisão de Fernando Gago de sancionar Carlos Palacios por sua ausência no treino de segunda-feira condiciona as chances do chileno de integrar o time titular do Boca no jogo deste domingo contra o Newell’s, pela 11ª rodada do torneio Apertura. Tudo começou quando o ex-Colo Colo perdeu o voo e não pôde comparecer ao primeiro treinamento após dois dias de folga. As explicações que deu para justificar o ocorrido foram consideradas inconsistentes pela comissão técnica, e por isso está sendo avaliado se a punição será apenas financeira ou se haverá algum tipo de castigo esportivo.
É provável que Palacios faça parte da delegação que viajará para Rosário. Embora possa perder seu lugar no time titular, previsto para as 19h30 no Coloso Marcelo Bielsa. Isso já aconteceu com Cavani em novembro, quando o uruguaio chegou atrasado para a conversa técnica prévia ao jogo contra o Unión e foi imediatamente retirado do time titular.
Punctualidade é fundamental para Gago e sua comissão técnica e a falta em um treinamento é vista como um fato grave, especialmente após dois dias de folga. E o sobrenome da pessoa que cometer essa indisciplina não faz diferença.
Por outro lado, com a chegada de Lucas Blondel ao país, mas ainda aguardando Luis Advíncula, o Boca está gradualmente recuperando os últimos jogadores convocados para a dupla data FIFA. O treinador terá que decidir o que fazer com eles, mas é provável que sejam convocados.
Blondel, em seu primeiro jogo pela seleção suíça, ingressou aos 23 minutos do segundo tempo do amistoso contra Irlanda do Norte (1-1) e começou a partida na vitória por 3-1 sobre Luxemburgo, sendo substituído aos 21 minutos do primeiro tempo. Retornou ao país esta quinta-feira e já se reintegrou aos treinos.
Quanto a Pintita, ele considera Blondel como o lateral direito titular e Advíncula como reserva em seus últimos jogos, embora às vezes joguem juntos. Embora venham desgastados, o técnico poderá convocá-los a ambos.
Saracchi e Delgado também estão recuperados e integrados aos treinos, com a expectativa de que retornem ao time titular. Ander Herrera também estará de volta à equipe após se recuperar de uma lesão muscular. Com as ausências de Alarcón e Rey Domenech, Gago terá mais opções no meio de campo, com a combinação de juventude e experiência de Delgado e Herrera.
Diante desse cenário, a provável escalação do Boca para enfrentar o Newell’s seria a seguinte: Agustin Marchesín; Lucas Blondel ou Luis Advíncula, Lautaro Di Lollo, Marcos Rojo, Lautaro Blanco; Lucas Blondel ou Kevin Zenón, Milton Delgado, Ander Herrera, Kevin Zenón ou Carlos Palacios; Edinson Cavani e Milton Giménez.