Já tem data para a reabertura da estação Palermo da Linha D do metrô

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

No contexto do Plano Integral de Renovação de Estações de metrô, que está sendo conduzido pela empresa Subterrâneos de Buenos Aires S.E. (SBASE) e que tem como foco a melhoria da infraestrutura e da experiência de viagem – com trabalhos de impermeabilização, pintura, reparo de pisos e instalação de novas luzes de LED, entre outros -, a administração da Cidade Autônoma de Buenos Aires (CABA) anunciou a reabertura da estação Palermo da linha D para esta terça-feira, 25 de março. A parada estava fechada desde 9 de dezembro de 2024 com o mesmo propósito: realizar obras de renovação. Dessa forma, junta-se às melhorias feitas em Scalabrini Ortiz, que reabriu no final de fevereiro deste ano. Cerca de 28.000 passageiros diários passam por essas duas estações. Também estão em andamento os trabalhos em Agüero, Tribunales e Plaza Italia, todas da mesma linha, enquanto Faculdade de Medicina e Bulnes já foram intervencionadas.

“Continuamos avançando com nosso ambicioso Plano de Renovação Integral de Estações e, desta vez, estamos muito felizes em anunciar a reabertura de Palermo, uma estação muito importante por onde circulam milhares de passageiros por dia, que fazem conexão com o trem San Martín, e também por turistas que passeiam por um dos bairros mais emblemáticos da cidade”, destacou o presidente da SBASE, Javier Ibáñez. E acrescentou: “Vamos continuar trabalhando para que todos os passageiros possam viajar com mais conforto e segurança”.

O plano não se limita apenas à linha D: Lima (Linha A) e Pueyrredón (Linha B), por exemplo, permanecem fechadas desde 7 de janeiro. Também foram realizadas obras nas paradas Somellera, Mariano Acosta, Cecilia Grierson, Fernández de la Cruz e Ana María Janer, e continuarão em Larrazábal, Nicolás Descalzi e Gabino Ezeiza do Premetro. Na linha B, nos próximos meses começará a revitalização das estações Uruguai, Carlos Gardel e Malabia, e na A, será a vez de Loria, Rio de Janeiro, Piedras e Congresso.

Esses projetos não se limitarão apenas à parte da plataforma, mas também abrangerão os acessos, as galerias de escadas e os vestíbulos. De acordo com fontes do governo da cidade, essas reformas visam transformar a estação em um espaço mais confortável, organizado e com maior iluminação, o que contribuirá para melhorar a circulação e segurança dos passageiros.

A reabertura da estação Palermo nesta terça-feira coincide com o jogo que a Seleção Argentina de futebol disputará contra o Brasil, no estádio Monumental. Por isso, foi informado que amanhã haverá um serviço especial na Linha D que visa colaborar com a desconcentração do público: “Para isso, a estação Congreso de Tucumán, a mais próxima do estádio, permanecerá aberta duas horas a mais”. Desta forma, os trens partirão dessa estação até a 1h da manhã e serão disponibilizadas mais quatro estações para o desembarque de passageiros: Olleros, Plaza Italia, Pueyrredón e 9 de Julho, selecionadas estrategicamente com base no fluxo estimado de passageiros e na conectividade com outros meios de transporte.

Além disso, em busca de um melhor fluxo e conexão do transporte para os usuários, desde dezembro o serviço da Linha B foi estendido às sextas-feiras e sábados, para “facilitar a locomoção nas áreas com maior oferta cultural e reduzir a dependência do transporte privado”. Quando o novo horário começou a ser implementado, Ibáñez disse: “Sabemos que é algo que nossos usuários nos pedem e por isso tomamos a decisão de testar essa iniciativa, para ver como funciona. A proposta é reduzir a dependência do transporte privado e, ao mesmo tempo, promover a cultura na cidade de Buenos Aires, incentivando um transporte mais eficiente e sustentável em áreas de alta concentração de pessoas”.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!